47 anos depois, Charger RT 1977 segue em estado de 0km

16348

Você já imaginou se deparar em pleno 2024 com um clássico Dodge Charger RT 1977 com apenas 24 mil quilômetros rodados? Essa raridade automotiva existe e foi revelada por Reginaldo de Campinas, respeitado caçador de raridades automotivas. O carro, que atualmente integra uma coleção no Mato Grosso, segue em estado de 0km. Apesar de ter saído da linha de montagem há 47 anos, o veículo preserva todos os itens e acessórios originais de fábrica, uma verdadeira cápsula do tempo para os amantes de carros clássicos.

Encontrar um carro clássico em estado original e com baixa quilometragem é um sonho para muitos colecionadores e entusiastas de automóveis. O Dodge Charger RT 1977 representa um pedaço significativo da história automotiva, especialmente durante a era dos muscle cars americanos.

Dodge Charger RT 1977 / Foto: Reginaldo de Campinas
Dodge Charger RT 1977 / Foto: Reginaldo de Campinas

Reginaldo não revelou maiores detalhes sobre a história desse Charger específico. Porém ele é um carro lendário, produzido em uma época em que os carros eram construídos para durar, o Charger RT 1977 é uma prova viva da durabilidade e da qualidade da engenharia automotiva da Chrysler. Este modelo específico foi cuidadosamente preservado, mantendo todos os seus componentes originais, desde o motor robusto até os menores detalhes no interior.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Desempenho e Especificações Técnicas

O Dodge Charger RT de 1977 apresenta um desempenho notável para sua época. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h. O motor é um V8 de 5212 cm³, conhecido pelo código LA 318. Esse motor utiliza um carburador para alimentação e possui aspiração natural.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Com uma potência máxima de 215 cv a 4400 rpm e um torque máximo de 42,9 kgfm a 2400 rpm, o Charger RT oferece uma relação peso/potência de 7,1 kg/cv e uma relação peso/torque de 35,5 kg/kgfm. A potência específica é de 41,3 cv/litro e o torque específico de 8,2 kgfm/litro.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

A transmissão é manual, com um câmbio de 4 marchas e tração traseira, acoplada a uma embreagem monodisco a seco. Entretanto, essa configuração garante uma condução esportiva e robusta, características marcantes dos muscle cars americanos dos anos 70.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

O desempenho do Charger RT não era apenas sobre velocidade, mas também sobre a experiência visceral de dirigir um carro com tanto torque e potência. A sensação de estar ao volante de um V8, sentindo o motor vibrar e ouvir o ronco característico, é algo que ressoa profundamente com os entusiastas de carros clássicos. O Charger RT de 1977 encapsula essa experiência de maneira autêntica, oferecendo não apenas um meio de transporte, mas uma verdadeira máquina de emoções.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Dimensões e Capacidade

O Dodge Charger RT 1977 também impressiona por suas dimensões e capacidade. O veículo tem 1390 mm de altura, com uma altura mínima do solo de 160 mm. A bitola dianteira é de 1480 mm, enquanto a traseira mede 1430 mm. Além disso, a carga útil é de 400 kg, ideal para viagens longas ou passeios de fim de semana.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Com um comprimento total de 4960 mm e uma distância entre-eixos de 2820 mm, o Charger RT oferece estabilidade e conforto em sua condução. A largura do veículo é de 1810 mm e ele pesa 1525 kg. O porta-malas tem uma capacidade de 436 litros, enquanto o tanque de combustível pode armazenar até 62 litros, permitindo longos trajetos sem a necessidade de paradas frequentes para abastecimento.

Dodge Charger RT 1977 / Foto: Reginaldo de Campinas
Dodge Charger RT 1977 / Foto: Reginaldo de Campinas

Conforto e Direção

O conforto na direção é garantido pela direção assistida hidraulicamente, com um diâmetro de giro de 12 metros, facilitando manobras mesmo em espaços mais restritos. A suspensão dianteira é independente, com braços sobrepostos e um feixe de molas semielípticas como elemento elástico. Já a suspensão traseira é de eixo rígido, proporcionando uma combinação equilibrada entre conforto e desempenho.

Dodge Charger RT 1977 / Foto: Reginaldo de Campinas
Dodge Charger RT 1977 / Foto: Reginaldo de Campinas

Conclusão

O Dodge Charger RT 1977 é mais do que um carro; é uma verdadeira joia da engenharia automotiva preservada em seu estado original. Sua presença em 2024 como uma peça de coleção em estado de 0km é um testemunho da durabilidade e do cuidado dedicado a este clássico. Assim, com seu desempenho robusto, dimensões imponentes e conforto na direção, o Charger RT continua a cativar entusiastas de carros antigos e a representar uma era de ouro da indústria automobilística americana.