Já imaginou encontrar um clássico dos anos 90 completamente novo, como se o tempo tivesse parado? Pois foi exatamente isso que aconteceu com um VW Fusca Série Ouro 1996, descoberto recentemente com 0km rodados! Esse tesouro automotivo foi encontrado por ninguém menos que Reginaldo de Campinas, um dos maiores caçadores de raridades do Brasil.
Um Fusca Intacto por Quase 3 Décadas
Este Fusca, também conhecido como Fusca Itamar, ainda está em seu estado original. Nunca foi reformado ou restaurado, mantendo até o cheiro de carro novo de fábrica. Equipado com um motor 1600 a gasolina, ele reflete a era em que foi produzido, mas com uma conservação que o torna uma verdadeira joia para colecionadores.
Ademais, o Fusca 1996 ainda exibe a cor prata, seu câmbio manual e as icônicas duas portas, características que marcaram uma geração. Com hodometro quase zerado, ele é uma peça única, imune ao desgaste do tempo. Assim, seu valor histórico, aliado à raridade de encontrá-lo em tais condições, eleva o preço estimado no mercado para mais de R$ 200 mil, muito acima do valor médio de mercado.
Detalhes Técnicos do Fusca 1996
Para os curiosos de plantão, segue um resumo das especificações desse clássico:
- Motor: 1600 cc a gasolina
- Potência máxima: 58,7 cv a 4300 rpm
- Torque máximo: 11,9 kgfm a 2800 rpm
- Câmbio: Manual, com 4 marchas
- Tração: Traseira
- Aceleração 0-100 km/h: 14,3 segundos
- Velocidade máxima: 140,2 km/h
- Consumo urbano: 8,4 km/l
- Consumo rodoviário: 9,7 km/l
- Peso: 796 kg
- Porta-malas: 141 litros
O Fusca também conta com freios dianteiros a disco sólido e traseiros a tambor, o que, apesar de simples, oferece uma boa eficiência para o porte do veículo.
Uma Relíquia de Valor Inestimável
Embora a Tabela FIPE de março de 2024 avalie esse modelo em cerca de R$ 50 mil, o valor emocional e histórico de um Fusca 1996 intacto após 28 anos é inestimável. Entretanto, muitos entusiastas já sonham com a possibilidade de adquirir uma relíquia como essa, que, além da preservação impecável, carrega o legado de uma das marcas mais icônicas da história automotiva.
Ficha Técnica Volkswagen Fusca 1600 1996
Informações Gerais
- Preço FIPE (03/24): R$ 50.628,00
- Ano: 1996
- Combustível: Álcool
- Configuração: Sedã
- Garantia: 1 ano
- Lugares: 5
- Portas: 2
- Porte: Compacto
- Procedência: Nacional
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 14,3 s
- Velocidade Máxima: 140,2 km/h
Motor
- Código do motor: VW Boxer
- Alimentação: Carburador
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 1584 cm³
- Cilindros: 4 opostos horizontalmente
- Comando de válvulas: No bloco, engrenagens
- Curso do pistão: 69 mm
- Diâmetro do cilindro: 85,5 mm
- Disposição: Longitudinal
- Instalação: Traseiro
- Peso/potência: 13,6 kg/cv
- Peso/torque: 66,9 kg/kgfm
- Potência específica: 37,1 cv/litro
- Potência máxima: 58,7 cv a 4300 rpm
- Razão de compressão: 11:1
- Torque específico: 7,5 kgfm/litro
- Torque máximo: 11,9 kgfm a 2800 rpm
- Tuchos: Mecânicos
- Válvulas por cilindro: 2
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual
- Marchas: 4
- Tração: Traseira
Dimensões
- Altura: 1500 mm
- Comprimento: 4050 mm
- Distância entre-eixos: 2400 mm
- Largura: 1540 mm
- Peso: 796 kg
- Porta-malas: 141 litros
- Tanque de combustível: 41 litros
- Vão livre do solo: 150 mm
Pneus
- Dianteiros: 165/80 R15
- Traseiros: 165/80 R15
- Altura do flanco: 132 mm
Aerodinâmica
- Área frontal (A): 1,96 m²
- Área frontal corrigida: 0,941 m²
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,48
Direção
- Assistência: Não assistida
- Diâmetro mínimo de giro: 11,2 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, braço arrastado
- Elemento elástico: Barra de torção
- Traseira: Independente, semi-eixo oscilante
Freios
- Dianteiros: Disco sólido
- Traseiros: Tambor
Autonomia
- Rodoviária (A): 398 km
- Urbana (A): 344 km
Consumo
- Rodoviário (A): 9,7 km/l
- Urbano (A): 8,4 km/l
Portanto, se deparar com um VW Fusca Série Ouro 1996 com 0km é como abrir uma cápsula do tempo. Dessa forma, para colecionadores e amantes de carros clássicos, esse modelo é um pedaço vivo da história, preservado com todo o cuidado. Quem sabe qual será o próximo achado de Reginaldo de Campinas? Uma coisa é certa: histórias como essa alimentam a paixão por carros raros e reforçam o fascínio pelo Fusca.