A Caminho: Novo Toyota Yaris Cross deve chegar em Janeiro

0
804

Irmão menor do Corolla Cross, o novo Toyota Yaris Cross chegará ao Brasil já no início de 2025, provavelmente em Janeiro, para competir diretamente com líderes do segmento dos SUVs compactos como Creta e T-Cross.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Produção e Plataforma do Yaris Cross

Produzido sob a plataforma DNGA, o novo SUV da Toyota será feito no Brasil na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP). Vale destacar que essa plataforma foi criada pela Daihatsu, uma marca secundária da gigante japonesa feita para um público de menor poder aquisitivo. Ela é uma versão menos burocrática da plataforma TNGA, usada no Corolla Cross.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Design e Estilo

No visual, o Yaris Cross tem até um design mais caprichado que o do Corolla Cross. Na frente, ele exibe uma grade trapezoidal estilosa, com faróis finos equipados com iluminação full-LED e DRL, além de faróis de neblina. A traseira lembra bastante a do Toyota RAV4.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Equipamentos

Dentro, o estilo é mais sóbrio, seguindo a linha do Corolla, com linhas horizontais e uma central multimídia destacada no painel, que vem com Android Auto ou Apple CarPlay sem fio. O painel de instrumentos é parcialmente digital, e o freio de estacionamento é eletrônico. O SUV ainda deve vir com rodas de liga leve de 17 ou 18 polegadas, ar-condicionado com saídas de ar traseiras, sistema de som Pioneer, e até teto solar panorâmico.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Motorização Híbrida

A grande expectativa em torno do lançamento do primeiro SUV compacto da Toyota no Brasil está na motorização híbrida, composta por um motor 1.5 aspirado flex combinado com um motor elétrico. Juntos, eles entregam cerca de 113 cv, e o câmbio será o transeixo e-CVT.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Interior

O interior tem um estilo bem diferente do que se espera da Toyota, com formas e texturas inusitadas que não são tão comuns na marca. A mistura de materiais simples com alguns detalhes que deixam a desejar (a central de comandos parece frágil) se contrapõe a acabamentos bacanas, como os detalhes em azul, os estofados e os equipamentos de conforto.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Design Diferenciado

O Yaris Cross manda bem no design, parecendo uma versão mais enxuta e estilosa do RAV4, o que deixa claro que ele faz parte da linha Toyota. Isso fica evidente na grade frontal trapezoidal, nos faróis elevados, no formato da coluna D e nas rodas grandes. Dependendo da versão, dá pra escolher um teto preto, deixando o visual ainda mais moderno. Em comparação ao “outro” Yaris Cross, esse é mais parrudo e menos voltado pro uso urbano.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Entre as dimensões, o que chama atenção é o porta-malas espaçoso e a altura em relação ao solo, que são características mais comuns em carros maiores.

A Toyota vai lançar três versões, mas na prática são dois níveis de acabamento com uma opção de transmissão adicional no primeiro nível.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Ficha Técnica – Yaris Cross

  • Motor:
  • 1.5 litros com sistema Dual VVTi (2NR-VE)
  • Potência: 113 cv
  • Torque: 138 Nm a 4.200 rpm
  • Opções de câmbio:
  • Manual de 5 marchas
  • Automático CVT que simula sete velocidades
  • Disponível no modelo XG com modos de condução

Consumo de combustível:

  • Câmbio manual:
  • Cidade: 12,2 km/l
  • Estrada: 18,2 km/l
  • Média: 15,4 km/l
  • Câmbio CVT:
  • Cidade: 14,7 km/l
  • Estrada: 19,2 km/l
  • Média: 17,3 km/l

Dimensões e design

  • Comprimento: 4.310 mm
  • Largura: 1.770 mm
  • Altura: 1.615 mm
  • Entre-eixos: 2.620 mm
  • Altura livre do solo: 210 mm
  • Capacidade do porta-malas: 471 L

O modelo “XI” vem com:

  • Rodas aro 17″
  • Spoiler
  • Barras de teto funcionais
  • Iluminação parcial em LED (exceto farol alto)
  • DRL e faróis de neblina
  • Retrovisores elétricos

Já o modelo XG melhora ou acrescenta:

  • Rodas aro 18″
  • Iluminação Full LED com ajuste automático de altura
  • Retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico
  • Função “Smart Door”

Interior e equipamentos

  • Chave presencial (Smart Key)
  • Painel analógico com computador de bordo digital de 4,2″
  • Volante multifuncional
  • Freio de estacionamento elétrico
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Ar-condicionado
  • Sistema multimídia com tela de 10,1″
  • Três entradas USB-C
  • Seis alto-falantes
  • Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Comandos de voz
  • Bluetooth
  • Câmera de ré

O modelo XG adiciona ou melhora:

  • Painel de instrumentos digital de 7″
  • Ar-condicionado digital automático
  • Iluminação interna
  • Controle automático de luzes

Segurança

  • Seis airbags
  • Freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD
  • Controle de estabilidade (VSC)
  • Controle de tração (TRC)
  • Assistente de partida em rampas
  • ISOFIX

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui