A invasão de marcas chinesas no mercado europeu continua a todo vapor, e agora, a Maxus, uma marca do grupo SAIC (responsável também pela MG), chamou atenção no IAA Hannover com uma novidade impressionante: a eTerron 9, a primeira picape 4×4 elétrica em série da Europa. Com um design robusto e especificações de alto desempenho, essa picape promete conquistar não apenas a Europa, mas também o Brasil, onde já é cogitada.
Design Arrojado e Tecnológico
A Maxus eTerron 9 apresenta o design “New Electrified Mecha”, com uma dianteira totalmente fechada, faróis verticais equipados com luzes diurnas em formato de C, e um “frunk” (porta-malas frontal) elétrico que oferece 236 litros de espaço de armazenamento. As linhas agressivas da carroceria, combinadas com proteções plásticas nos para-lamas, reforçam o apelo visual robusto da picape.
Na traseira, a tampa elétrica e a divisória no estilo Avalanche permitem estender a caçamba para dentro da cabine, facilitando o transporte de objetos longos, com até 2.400 mm de comprimento. Em termos de dimensões, a picape tem 5.500 mm de comprimento, sendo mais longa que concorrentes como a Ford Ranger e a Toyota Hilux.
Interior Surpreendente e Confortável
O interior da Maxus eTerron 9 é um verdadeiro destaque, oferecendo acabamentos em couro de duas tonalidades, detalhes metálicos e um volante de dois raios. O console central flutuante e as telas independentes adicionam um toque de modernidade ao veículo.
Os ocupantes podem contar com um ambiente extremamente confortável, incluindo 20 compartimentos de armazenamento e bancos com ajustes elétricos, ventilação e função de massagem. Além disso, os bancos dianteiros podem ser dobrados para formar uma superfície plana, criando um espaço de descanso de 1.700 mm de comprimento, ideal para longas viagens.
Performance de Alta Potência
A eTerron 9 vem equipada com dois motores que geram uma potência combinada de 436 cv, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. O sistema de tração integral, aliado a uma suspensão a ar ajustável e modos de condução personalizáveis (Normal, Areia, Lama e Personalizado), garante uma experiência de condução robusta e versátil.
Além disso, a picape conta com uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 102 kWh, que proporciona uma autonomia de até 430 km (ciclo WLTP). Porém, quando a bateria precisa de recarga, o carregador rápido DC de 115 kW restaura de 20% a 80% da carga em 40 minutos.
A tecnologia “Vehicle to Load” é outro diferencial, permitindo à picape fornecer energia para dispositivos externos. Ela conta com tomadas de 2,2 kW e 6,6 kW, ideal para quem precisa de energia extra em atividades externas.
Capacidade de Carga e Reboque
Com uma estrutura semi-monocoque, a Maxus eTerron 9 combina as vantagens de um veículo monobloco com a rigidez de um chassi sobre carroceria. Entretanto, a picape possui uma capacidade de reboque impressionante de 3.500 kg, além de poder carregar até 620 kg de carga útil. Esses números mostram que, além de moderna, a eTerron 9 é altamente funcional para tarefas pesadas.
Dessa forma, a chegada da Maxus eTerron 9 no mercado europeu no final deste ano marca uma nova fase para as picapes elétricas. Com design arrojado e um desempenho de 436 cv, essa picape tem potencial para fazer sucesso também no Brasil, caso a lancem por aqui. Assim, sua combinação torna a eTerron 9 uma opção muito atraente para os que buscam uma picape elétrica de alta performance.