Simbolicamente conhecido como SUV do Gol, o aguardado Volkswagen Tera já tem data marcada para chegar: primeiro semestre de 2025. Desenvolvido pela Volkswagen do Brasil, o modelo será produzido na fábrica de Taubaté (SP) e promete agitar o mercado ao ocupar o espaço do saudoso Gol, mas agora em um segmento muito mais disputado e desejado: os SUVs compactos.
Um SUV para brigar no segmento mais quente
O VW Tera é a aposta da marca para disputar o mercado de SUVs de entrada, competindo diretamente com modelos como o Fiat Pulse, o Renault Kardian e o futuro SUV do Chevrolet Onix. Para isso, ele será construído sobre a plataforma MQB-A0, a mesma utilizada por outros modelos como Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.
Design inspirado no Tiguan europeu
Visualmente, o Tera promete impressionar. Ele terá uma grande grade frontal e faróis afilados com contornos em LED, trazendo uma aparência robusta e moderna. Os detalhes em black piano serão destaque na parte externa, como nas caixas de rodas e colunas B e C, além de um aplique traseiro unindo as lanternas, remetendo a modelos como o Peugeot 208.
Dimensões e espaço interno
Com a plataforma MQB-A0, o SUV terá a mesma distância entre-eixos do Polo (2,56 m), mas com comprimento intermediário entre o Polo e o Nivus. Ele será mais compacto que o Nivus, mas sem perder em conforto para os ocupantes. Além disso, o porta-malas deve ficar entre os 373 litros do Polo e os 415 litros do Nivus, oferecendo bom espaço para o dia a dia.
Equipamentos e tecnologia
O Tera promete entregar o mesmo nível de tecnologia encontrado no Nivus, incluindo central multimídia moderna e assistências de segurança. Entre os destaques:
- Iluminação em LED com assinatura diferenciada.
- Sistema multimídia completo, semelhante ao encontrado em modelos superiores.
- Detalhes internos refinados, mesmo sendo o SUV mais acessível da marca.
Motorização: desempenho turbo garantido
Sob o capô, o Tera será equipado exclusivamente com o motor 1.0 TSI turboflex, entregando até 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque. As opções de câmbio serão:
- Manual de 5 marchas.
- Automático Tiptronic de 6 marchas.
A Volkswagen já testou e elogiou amplamente esse conjunto em outros modelos, o que garante bom desempenho aliado à economia de combustível.
Faixa de preço
Embora ainda não haja preços oficiais, espera-se que o VW Tera fique posicionado acima do Polo Track (R$ 90.590) e abaixo do Nivus (entre R$ 120 mil e R$ 153 mil). Assim, deve competir diretamente com os SUVs compactos mais acessíveis do mercado.
Em resumo, o Volkswagen Tera, apelidado de SUV do Gol, chega para trazer o DNA do clássico hatch em um formato moderno e alinhado às demandas do mercado atual. Dessa forma, com design inspirado, motorização turbo e uma proposta acessível, ele tem tudo para conquistar seu espaço no concorrido segmento dos SUVs compactos. Agora é esperar a estreia em março de 2025 e ver de perto o impacto desse novo modelo no mercado brasileiro.
E aí, ansioso para conhecer o SUV do Gol? Compartilhe sua opinião nos comentários!