Nesta segunda-feira (11), a Ford deu um passo importante para tornar os veículos elétricos mais acessíveis. A marca apresentou sua Plataforma Universal de Veículos Elétricos e o Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos. Assim, ela quer unir qualidade, preço competitivo e inovação. O primeiro modelo dessa nova fase será uma picape elétrica.

Como será a nova picape elétrica
O projeto nasceu de uma parceria com uma start-up do Vale do Silício. Por isso, a ideia é criar um ecossistema simples, eficiente e flexível. Dessa forma, será possível entregar uma família de veículos elétricos definidos por software. Para começar, a Ford vai lançar uma picape média de quatro portas, que será produzida na fábrica de Louisville, nos EUA. Ela atenderá tanto o mercado local quanto o de exportação.
O lançamento está marcado para 2027. Segundo Jim Farley, CEO da Ford, o modelo vai agradar em todos os aspectos. Por exemplo, ele destaca o design, o prazer ao dirigir, a flexibilidade e o custo de posse.
Investimento bilionário nos EUA
Para viabilizar o projeto, a Ford planeja investir quase US$ 2 bilhões (cerca de R$ 11 bilhões) na planta de Louisville. Além disso, a empresa já anunciou US$ 3 bilhões (R$ 16,5 bilhões) para a produção das baterias LFP prismáticas no BlueOval Battery Park Michigan. Juntos, os investimentos somam US$ 5 bilhões (R$ 27,5 bilhões).
A fábrica será ampliada em 4.800 m². Além disso, terá logística mais eficiente e uma rede digital de alta velocidade. Assim, o controle de qualidade será mais rápido e preciso.
Plataforma simplificada e eficiente
A nova arquitetura terá 20% menos peças, 25% menos fixadores e 40% menos estações de trabalho. Por isso, a montagem será 15% mais rápida. O chicote elétrico será 1,3 km mais curto e 10 kg mais leve que o usado em modelos anteriores.
As baterias prismáticas de fosfato de ferro-lítio (LFP) trazem ainda mais vantagens. Elas têm custo menor, duram mais e não usam cobalto ou níquel. Além disso, funcionam como parte estrutural do piso, o que melhora a dirigibilidade e o conforto acústico.
Com esse design, a picape vai oferecer amplo espaço interno, porta-malas dianteiro e caçamba capaz de levar pranchas ou equipamentos grandes sem acessórios extras.
Desempenho esportivo
Apesar do foco no preço acessível, a picape vai acelerar de 0 a 100 km/h tão rápido quanto um Mustang EcoBoost. Também terá uma nova arquitetura zonal, que abre possibilidades inéditas para a indústria automotiva.
Portanto, a nova picape elétrica da Ford faz parte de uma estratégia ambiciosa para democratizar o acesso a veículos elétricos. Com investimentos bilionários, soluções de engenharia inovadoras e design voltado para eficiência, a marca quer repetir o impacto do histórico Model T. Mais detalhes sobre autonomia, preços e tempo de recarga serão divulgados perto do lançamento, previsto para 2027.