A Fiat anunciou nesta quarta-feira, 17, em um evento realizado em Turim (Itália), que vai lançar um carro por ano no Brasil até 2030. No total, serão cinco novidades. A marca não revelou todos os nomes, mas já existem pistas sobre quem entra primeiro nessa lista.

Grande Panda deve abrir a lista
O plano da Fiat prevê cinco lançamentos entre 2026 e 2030 no mercado brasileiro. Tudo indica que o primeiro será o Grande Panda, previsto para substituir Mobi e Argo. O modelo já roda em testes no país e sairá da fábrica de Betim (MG).
O hatch inaugura uma nova fase para a marca, pois traz plataforma global e versões eletrificadas. Além disso, apresenta design inédito no Brasil, com novidades por dentro e por fora. O nome ainda não está definido, mas há chances de receber o título de novo Argo.

Na motorização, a gama deve contar com o 1.0 Firefly aspirado de 75 cv e o 1.0 turbo flex de 130 cv com sistema híbrido leve, já oferecido em Pulse e Fastback. Dessa forma, o Panda se posiciona como opção versátil e moderna.
Em fevereiro do ano passado, a Fiat mostrou cinco conceitos inspirados no Panda: um hatch, um fastback, uma picape e dois SUVs. Esses protótipos devem influenciar a nova geração de compactos que chegará ao Brasil.
Fastback e Pulse renovados
Entre os SUVs, Fastback e Pulse também aparecem na lista de futuras estreias. A previsão é que ambos recebam novas gerações até 2030. Eles vão migrar para a base CMP, a mesma utilizada por modelos da Peugeot e Citroën vendidos no país.
A eletrificação terá papel central nesse processo. Com ela, os dois SUV-cupês ficam mais competitivos diante das próximas versões de Volkswagen T-Cross e Nivus. Além disso, precisam enfrentar a crescente presença dos SUVs chineses, que vêm conquistando espaço no mercado brasileiro.

Com essa estratégia, a Fiat mostra que pretende renovar o portfólio nacional e ampliar a eletrificação nos próximos anos. O Grande Panda deve ser o primeiro passo, enquanto Strada, Toro, Pulse e Fastback aparecem como fortes candidatos a completar o cronograma. Portanto, até 2030, a marca italiana segue firme na disputa pela liderança, combinando tradição com novas tecnologias.