Ram Dakota: Nova pickup terá produção iniciada ainda em 2025

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A Ram Dakota, um dos lançamentos mais aguardados da Stellantis, começará a ser produzida ainda este ano. Além disso, a imprensa argentina indica que a versão de produção da picape média deve aparecer publicamente entre outubro e novembro. Por isso, a expectativa aumenta para o lançamento no Brasil no início de 2026, onde a Dakota também será destaque no Salão do Automóvel de São Paulo, de 22 a 30 de novembro.

Foto: Stellantis

Produção na Argentina e planos para a América Latina

A nova Dakota será fabricada em Córdoba, na Argentina, na mesma fábrica da Fiat Titano. Ela compartilha chassi, motorização e diversos componentes com a Titano, mas oferece estilo, tecnologia e acabamento diferenciados. Além disso, a versão conceito Dakota Nightfall, apresentada em agosto, revelou grande parte do design da picape.

Enquanto isso, a Dakota também será exportada para outros países da América Latina, mas não terá versão para os EUA. No Brasil, a picape competirá diretamente com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, brigando pelo segmento médio.

Visual robusto inspirado nos modelos maiores da Ram

O conceito Dakota Nightfall mostrou um design robusto e moderno, inspirado em outros modelos da marca. Ela traz faróis estreitos interligados por faixa de LED, grade frontal marcante e para-choque redesenhado. Além disso, a versão de produção pode manter as luzes de posição alaranjadas no capô, característica tradicional das picapes Ram.

Na traseira, as lanternas de LED, o emblema Ram e o para-choque com ganchos de reboque reforçam a identidade da marca e garantem presença visual imponente.

Interior mais refinado que o da Titano

O interior da Dakota se diferenciará da Titano, oferecendo acabamento mais sofisticado e soluções inspiradas em modelos chineses como a Changan Hunter, que também serviu de base para a Titano e a Peugeot Landtrek. Espera-se painel digital ampliado, central multimídia maior e console redesenhado, enquanto novos materiais de acabamento tornam o ambiente mais moderno e confortável.

Motorização e desempenho

Sob o capô, a Dakota manterá a mecânica da Titano, com motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 400 Nm. O câmbio será automático de oito marchas da ZF, mas alguns mercados poderão receber versão manual de seis marchas. A tração será 4×4, com funções 4×2, 4×4 reduzida, bloqueio traseiro e assistente de descida, garantindo desempenho confiável em qualquer terreno.

A Ram Dakota retorna ao mercado brasileiro com um nome icônico e promete força, conforto e tecnologia. Com produção na Argentina, design robusto, interior sofisticado e mecânica confiável, a picape chega para enfrentar de frente os grandes nomes do segmento. Assim, a estreia no Salão do Automóvel de São Paulo deve mostrar todos os detalhes e preparar o terreno para o lançamento em 2026.