Fiat Toro que se cuide: O que esperar da nova Pickup da Volkswagen?

22

A Volkswagen está prestes a lançar uma nova picape no mercado brasileiro. O modelo, conhecido internamente como VW Udara, será o sucessor direto da Saveiro e promete mexer com o segmento de utilitários médios a partir de 2026. O projeto foi confirmado pelo presidente da marca no Brasil, Ciro Possobom, que adiantou novos detalhes sobre o futuro lançamento.

Foto: Kleber Silva

Versões para trabalho e lazer

Em entrevista ao podcast QRCast, Possobom afirmou que a Volkswagen continuará apostando em picapes para diferentes perfis de consumidores. Segundo ele, “sempre trabalhamos com picape de entrada, até com Amarok, então teremos picapes para todos”. Dessa forma, fica claro que a nova caminhonete terá versões voltadas tanto ao trabalho pesado quanto ao uso urbano e lifestyle, substituindo gradualmente a Saveiro nas vendas diretas e de frotistas.

Tamanho intermediário e foco no conforto

Com porte semelhante ao da Fiat Toro e da Chevrolet Montana, a nova picape ficará posicionada entre a Saveiro e a Amarok. Assim, o modelo deve agradar quem busca um veículo versátil — robusto o suficiente para o dia a dia profissional, mas também confortável para o lazer.

Além disso, o interior deve trazer um acabamento mais refinado e moderno, com destaque para a conectividade e o conforto a bordo. A ideia é oferecer uma experiência superior em relação à atual Saveiro, aproximando-se dos padrões dos SUVs da marca.

Plataforma moderna e suspensão robusta

A Volkswagen pode adotar a plataforma MQB Hybrid, mais avançada que a MQB-A0 usada em Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e Tera. Essa base já vem pronta para receber sistemas híbridos, o que demonstra o foco da marca em eficiência.

Por outro lado, a suspensão traseira terá eixo rígido com feixe de molas, solução parecida com a da Fiat Strada. Essa configuração, aliada à tração dianteira, deve garantir bom equilíbrio entre robustez e custo de manutenção.

Novo motor 1.5 turbo híbrido leve

Sob o capô, a picape deve estrear o motor 1.5 turbo flex de 150 cv e 250 Nm, acoplado a um câmbio automático de oito marchas. Além de desempenho, o conjunto promete boa economia de combustível. Isso porque o modelo contará com sistema híbrido leve de 48 volts, tecnologia inédita entre os carros nacionais da Volkswagen.

Ainda assim, haverá versões apenas a combustão, com o mesmo motor. Essa estratégia deve permitir preços mais acessíveis e atender diferentes públicos.

Produção e lançamento

A nova picape será produzida em São José dos Pinhais (PR), na mesma fábrica onde saem o Polo Track e o T-Cross. Além de abastecer o mercado brasileiro, o modelo também será exportado para outros países da América Latina.

O lançamento está previsto para meados de 2026, e marcará o fim da linha da Saveiro, que deve encerrar sua produção pouco antes da chegada da sucessora.

Nome ainda indefinido

Por enquanto, a Volkswagen ainda estuda o nome oficial. Entre as opções estão Udara, Arena, Tukan e Therion. No entanto, há chances de o modelo adotar o nome Tarok, já usado em um conceito exibido no Salão do Automóvel de 2018.

Com a nova picape, a Volkswagen pretende unir força, tecnologia e versatilidade para enfrentar rivais como Fiat Toro e Chevrolet Montana. A combinação de versões híbridas leves, design moderno e foco no conforto deve colocar o modelo como uma das estreias mais importantes de 2026.