Vem ao Brasil? Novo Jeep Compass tem a produção iniciada

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A nova geração do Jeep Compass começou a sair da linha de montagem na Europa e, em poucos anos, também será feita no Brasil. O SUV ganhou visual mais moderno, interior tecnológico e versões eletrificadas, abrindo uma nova etapa para a Stellantis no país. A produção nacional deve começar entre o fim de 2027 e o início de 2028, na fábrica de Goiana (PE).

Foto: Jeep

Produção nacional marca nova fase da Stellantis

Com o novo Compass, a Stellantis dá início a um plano de expansão importante no Brasil. O modelo será o primeiro de seis veículos que a marca vai fabricar até 2030. Essa estratégia mostra como a empresa aposta na força do mercado brasileiro para liderar a transição rumo à eletrificação.

A produção em Goiana vai permitir ajustes voltados ao público local, como versões híbridas flex e configurações mais adequadas ao uso no país. Além disso, o SUV vai estrear a plataforma STLA Medium por aqui. Essa base foi desenvolvida para receber motores a combustão, híbridos ou elétricos, o que garante flexibilidade e eficiência para a linha de montagem.

Design renovado e dimensões maiores

O Compass 2028 traz linhas mais retas, robustas e sofisticadas, inspiradas no estilo europeu. Além disso, o carro cresceu: agora mede 4,55 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,67 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Essas mudanças deixam o SUV com visual mais imponente e interior mais espaçoso.

Dentro da cabine, o modelo exibe materiais de melhor qualidade e tecnologia de ponta. A central multimídia tem até 16 polegadas, enquanto o painel digital soma 10 polegadas. Assim, a marca busca entregar mais conforto e conectividade, aproximando o Compass de SUVs premium.

Três opções de motorização

Para ampliar o alcance do modelo, a Stellantis preparou três sistemas de propulsão. Todas as versões eletrificadas usam o motor 1.3 Turbo Flex 270, combinado a diferentes tecnologias híbridas:

  • Híbrido leve (48V) com câmbio automático Aisin de seis marchas;

  • Bio Hybrid Plug-in, com tração integral e transmissão e-DCT de sete marchas;

  • Versão elétrica (BEV), prevista para estrear depois das demais.

Enquanto o Compass europeu usa o câmbio e-DCT no híbrido leve, o modelo brasileiro vai manter o automático Aisin, mais confiável e adaptado à nossa realidade. Além disso, a versão plug-in utiliza um motor elétrico no eixo traseiro, o que garante tração integral e autonomia para rodar apenas com eletricidade em percursos curtos.

Desempenho e versões europeias

Na Europa, o Compass 2025 oferece três níveis de eletrificação e desempenho entre 145 e 375 cv. As versões básicas contam com motor 1.2 turbo e sistema híbrido leve, enquanto as configurações mais potentes combinam dois motores elétricos e tração 4×4.

Essas versões podem alcançar até 650 km de autonomia elétrica, o que mostra o avanço da tecnologia aplicada ao SUV. Assim, o Compass se posiciona como um dos veículos mais modernos do portfólio global da Jeep, equilibrando desempenho e eficiência.

Plataforma STLA Medium estreia no país

A chegada do Compass 2028 representa um marco tecnológico para o Brasil. A plataforma STLA Medium foi criada para veículos de médio porte e permite integração total de sistemas híbridos e elétricos. Com ela, a Stellantis conseguirá lançar cinco novos modelos nacionais até o fim da década, usando a mesma base.

Graças a essa plataforma, a marca poderá reduzir custos, acelerar lançamentos e padronizar componentes, o que traz mais agilidade e competitividade à operação brasileira. Além disso, o projeto fortalece o papel de Goiana como polo de eletrificação da Stellantis na América Latina.

O Jeep Compass 2028 chega para redefinir o conceito de SUV médio no Brasil. Com design aprimorado, nova plataforma global e tecnologia híbrida e elétrica, o modelo mostra como a Stellantis quer liderar a transformação do mercado automotivo nacional. Ao iniciar a produção em Goiana, a marca reforça o compromisso com a inovação e dá um passo decisivo rumo a um futuro mais eficiente, conectado e sustentável.