Parte de R$ 161.390: Novo Toyota Yaris Cross estreia no Brasil com versão híbrida flex

24

A Toyota apresentou ao mercado brasileiro seu novo SUV compacto, que chegou depois de um atraso causado pelo mau tempo. O modelo desembarca com quatro versões, sendo duas híbridas flex e duas a combustão, com preços entre R$ 161.390 e R$ 189.990, conforme divulgado pelo Mundo do Automóvel para PCD. Como é produzido em Sorocaba, no interior paulista, ele também se torna o primeiro híbrido flex do segmento vendido no país e, por isso, ganha destaque imediato.

Toyota Yaris Cross / Foto: Michael – Mundo do Automóvel para PCD

Além disso, essa estreia coloca a marca diretamente na briga com Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Honda WR-V, o que reforça sua presença entre os SUVs mais populares da região.

Tamanho, porta-malas e presença nas ruas

Embora seja compacto, o modelo tem proporções que passam boa presença nas ruas. Ele mede 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 1,65 metro de altura.
A quarta frase da lista fica reservada ao interior, que segue uma proposta simples e voltada ao conforto.
O entre-eixos de 2,62 metros ajuda no espaço interno e, consequentemente, melhora a vida a bordo.
Por fim, o porta-malas traz 400 litros nas versões a combustão e 391 litros nas híbridas.

Equipamentos e segurança desde a versão de entrada

A Toyota incluiu uma lista generosa de equipamentos já na versão XRE, o que melhora o custo-benefício logo de início. Entre os itens estão chave presencial, ar-condicionado digital, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e freio de estacionamento eletrônico com auto-hold. Assim, o pacote de segurança e conforto já começa completo mesmo nas opções mais simples.

Além disso, todas as versões vêm com seis airbags, central multimídia de 10 polegadas e farol alto automático, recursos que se tornaram praticamente obrigatórios no segmento. Enquanto isso, a versão XRX adiciona rodas de 18 polegadas, câmera 360 graus, alerta de ponto cego, teto panorâmico e sensor de estacionamento dianteiro, o que amplia o foco em tecnologia e praticidade.

Motorização a combustão e híbrida

Para quem prefere motor tradicional, a marca oferece um 1.5 flex aspirado de até 122 cavalos e 15,3 kgfm. O conjunto trabalha com câmbio CVT que simula sete marchas e entrega suavidade nas trocas, além de priorizar economia no uso urbano.

Já quem busca eficiência pode escolher as versões híbridas, que combinam um motor 1.5 flex de 91 cavalos com um elétrico de 80 cavalos. Como resultado, a potência combinada chega a 111 cavalos e o SUV se destaca pelo consumo reduzido. Ele ainda consegue rodar pequenos trechos apenas com energia elétrica em situações específicas.

Com isso, a Toyota passa a oferecer uma opção híbrida mais acessível do que o Corolla Cross, ampliando sua estratégia de eletrificação no Brasil.

Preços no Brasil

  • XRE a combustão – R$ 161.390

  • XRE Hybrid – R$ 172.390

  • XRX a combustão – R$ 178.990

  • XRX Hybrid – R$ 189.990

O lote inicial conta com 8.500 unidades em pré-venda. Além disso, as entregas começam em fevereiro de 2026, quando o modelo chega de forma oficial às concessionárias brasileiras.

O lançamento representa um passo importante na expansão dos híbridos flex no país. Como traz eficiência, boa lista de equipamentos e produção nacional, o SUV se posiciona como alternativa sólida para quem deseja economia e tecnologia no uso diário. Dessa forma, a Toyota tenta equilibrar desempenho, segurança e proposta familiar para disputar espaço no segmento mais concorrido do mercado brasileiro.