Toyota Yaris Cross vs Nissan Kicks: Qual oferece melhor preço e mais vantagens?

12

O segmento de SUVs compactos acaba de ganhar dois protagonistas de peso: o novo Toyota Yaris Cross, uma das apostas mais ambiciosas da marca para 2025, e o Nissan Kicks 2026, que chega totalmente renovado para disputar espaço entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.

Os dois SUVs trazem propostas bem diferentes: um aposta fortemente no custo-benefício e no consumo ultrabaixo com versões híbridas, enquanto o outro chega com visual ousado, mais potência e um dos interiores mais modernos do segmento.

A seguir, você confere um comparativo completo em linguagem simples e direta pra entender qual deles entrega mais por menos.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Preço e versões: quem oferece mais pelo valor?

Toyota Yaris Cross – de R$ 161.390 a R$ 189.990

O Yaris Cross chegou em pré-venda em quatro versões, sendo duas híbridas:

  • XRE – R$ 161.390

  • XRE Hybrid – R$ 172.390

  • XRX – R$ 178.990

  • XRX Hybrid – R$ 189.990

Esses preços valem apenas para as primeiras 8.500 unidades, que ainda incluem R$ 500 em acessórios e seguro de franquia gratuito. Depois disso, haverá reajustes — ainda sem valores divulgados.

Além disso, a Toyota estuda lançar uma versão ainda mais barata, voltada para taxistas e PCD, repetindo a estratégia do Corolla Hybrid.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Nissan Kicks 2026 – de R$ 159.990 a R$ 199.000 (promocionais)

O Kicks chegou com quatro versões e valores promocionais na estreia:

  • Sense – R$ 159.990 (promo)

  • Advance – R$ 167.990 (promo)

  • Exclusive – R$ 177.990 (promo)

  • Platinum – R$ 199.000

Mesmo sem versões híbridas, o Kicks já briga diretamente com as faixas intermediárias do Yaris Cross e entrega uma lista bem generosa de equipamentos.

Quem leva vantagem?
No preço inicial, o Nissan Kicks Sense é mais barato. Mas nas versões híbridas, o Toyota Yaris Cross é de longe o SUV eletrificado mais acessível do Brasil.

Novo Kicks / Foto: Nissan
Novo Kicks / Foto: Nissan

Motorização e desempenho: economia ou desempenho?

Toyota Yaris Cross

  • 1.5 aspirado flex (até 122 cv e 15,4 kgfm) – câmbio CVT

  • 1.5 híbrido flex (111 cv combinados) – câmbio transeixo

Apesar do foco na economia, o Yaris Cross é um dos SUVs menos potentes da categoria — perdendo em desempenho para Kicks, WR-V, Creta e até T-Cross.
Por outro lado, o conjunto híbrido é extremamente eficiente.

Nissan Kicks 2026

  • 1.0 turbo flex (125 cv e 22,4 kgfm) – câmbio automatizado de dupla embreagem

Mais potente e muito mais torcudo, o motor turbo faz o Kicks acelerar de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos, oferecendo melhor resposta no dia a dia.

Quem leva vantagem?
Em desempenho, Kicks dá um banho. Mas em economia, Yaris Cross híbrido vence com folga.

Consumo: o grande trunfo do Yaris Cross

Versões a combustão

  • 12,6 km/l cidade (G)

  • 14,3 km/l estrada (G)

Versões híbridas

  • 17,9 km/l cidade (G)

  • 15,3 km/l estrada (G)

O Yaris Cross híbrido é hoje o SUV compacto mais econômico do Brasil.
Nas versões convencionais, os números também agradam.

O Kicks 2026 ainda não teve consumo divulgado oficialmente, mas como usa motor 1.0 turbo, a expectativa é que fique na média da categoria — ou seja, não chega perto do Toyota.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Dimensões e espaço interno: onde cada um se destaca

Toyota Yaris Cross

  • Comprimento: 4,31 m

  • Entre-eixos: 2,62 m

  • Porta-malas: 400 litros / 391 litros (híbrido)

Nissan Kicks 2026

  • Comprimento: 4,34 m

  • Entre-eixos: 2,65 m

  • Porta-malas: 470 litros

O Yaris Cross é um pouco menor e tem um porta-malas menor que o do rival.
Já o Kicks impressiona com 470 litros, um dos maiores volumes da categoria.

Equipamentos: os dois são completos, mas cada um tem seus diferenciais

Toyota Yaris Cross (todas as versões)

  • Seis airbags

  • Faróis e lanternas full LED

  • ACC, frenagem autônoma e assistente de faixa

  • Câmera de ré

  • Multimídia de 10,1’’

  • Carregador por indução

  • Freio de estacionamento eletrônico

  • Nota máxima no Latin NCAP

Versões XRX/XRX Hybrid adicionam:

  • Teto panorâmico

  • Câmera 360°

  • Alerta de ponto cego

  • Rodas de 18’’

Nissan Kicks 2026

Já na versão Sense, entrega:

  • Seis airbags

  • ACC, frenagem autônoma e assistente de faixa

  • Multimídia de 12,3’’

  • Faróis de LED

  • Chave presencial

  • Rodas de 17’’

Versões mais caras adicionam:

  • Teto solar panorâmico

  • Câmera 360°

  • Painel de 12,3’’

  • Sistema Bose com 10 alto-falantes

  • Direção semiautônoma

  • Rodas de 19’’

Quem leva vantagem?
O Kicks oferece mais tecnologia e equipamentos de conforto, principalmente nas versões topo.
O Yaris Cross se destaca pelo pacote de segurança completo em todas as versões e pelo consumo extremamente baixo.

Novo Kicks / Foto: Nissan
Novo Kicks / Foto: Nissan

Acabamento e interior

Toyota Yaris Cross

  • Acabamento simples

  • Plásticos rígidos atrás

  • Painel digital de 7’’

  • Multimídia de 10,1’’

  • Itens básicos de conforto de série

Nissan Kicks

  • Acabamento superior

  • Tecido macio ao toque nas versões mais caras

  • Porta-malas maior

  • Painel até 12,3’’

  • Sensação de carro mais sofisticado

Aqui o Kicks fica claramente à frente.

Qual SUV oferece mais vantagens?

A resposta depende do que você busca:

Se o foco é economia, manutenção barata e tecnologia híbrida: escolha o Toyota Yaris Cross.

  • SUV híbrido mais barato do Brasil

  • Consumo imbatível

  • Revisões mais em conta

  • Isenção de IPVA para as versões HEV em SP

  • Segurança de série em todas as versões

Se você busca desempenho, melhor acabamento, mais equipamentos e porta-malas maior: o Nissan Kicks é a melhor compra.

  • Motor turbo mais forte

  • Interior mais sofisticado

  • Porta-malas enorme

  • Multimídia maior

  • Pacote tecnológico mais avançado

Resumo rápido:

  • Melhor economia: Yaris Cross

  • Melhor desempenho: Kicks

  • Melhor custo-benefício nas versões básicas: Kicks

  • Melhor tecnologia híbrida: Yaris Cross

  • Melhor porta-malas e interior: Kicks

No fim das contas, ambos entregam ótimas propostas — e a briga entre Nissan e Toyota promete esquentar o mercado brasileiro em 2025 e 2026.