O segmento de SUVs compactos acaba de ganhar dois protagonistas de peso: o novo Toyota Yaris Cross, uma das apostas mais ambiciosas da marca para 2025, e o Nissan Kicks 2026, que chega totalmente renovado para disputar espaço entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.
Os dois SUVs trazem propostas bem diferentes: um aposta fortemente no custo-benefício e no consumo ultrabaixo com versões híbridas, enquanto o outro chega com visual ousado, mais potência e um dos interiores mais modernos do segmento.
A seguir, você confere um comparativo completo em linguagem simples e direta pra entender qual deles entrega mais por menos.

Preço e versões: quem oferece mais pelo valor?
Toyota Yaris Cross – de R$ 161.390 a R$ 189.990
O Yaris Cross chegou em pré-venda em quatro versões, sendo duas híbridas:
-
XRE – R$ 161.390
-
XRE Hybrid – R$ 172.390
-
XRX – R$ 178.990
-
XRX Hybrid – R$ 189.990
Esses preços valem apenas para as primeiras 8.500 unidades, que ainda incluem R$ 500 em acessórios e seguro de franquia gratuito. Depois disso, haverá reajustes — ainda sem valores divulgados.
Além disso, a Toyota estuda lançar uma versão ainda mais barata, voltada para taxistas e PCD, repetindo a estratégia do Corolla Hybrid.

Nissan Kicks 2026 – de R$ 159.990 a R$ 199.000 (promocionais)
O Kicks chegou com quatro versões e valores promocionais na estreia:
-
Sense – R$ 159.990 (promo)
-
Advance – R$ 167.990 (promo)
-
Exclusive – R$ 177.990 (promo)
-
Platinum – R$ 199.000
Mesmo sem versões híbridas, o Kicks já briga diretamente com as faixas intermediárias do Yaris Cross e entrega uma lista bem generosa de equipamentos.
Quem leva vantagem?
No preço inicial, o Nissan Kicks Sense é mais barato. Mas nas versões híbridas, o Toyota Yaris Cross é de longe o SUV eletrificado mais acessível do Brasil.

Motorização e desempenho: economia ou desempenho?
Toyota Yaris Cross
-
1.5 aspirado flex (até 122 cv e 15,4 kgfm) – câmbio CVT
-
1.5 híbrido flex (111 cv combinados) – câmbio transeixo
Apesar do foco na economia, o Yaris Cross é um dos SUVs menos potentes da categoria — perdendo em desempenho para Kicks, WR-V, Creta e até T-Cross.
Por outro lado, o conjunto híbrido é extremamente eficiente.
Nissan Kicks 2026
-
1.0 turbo flex (125 cv e 22,4 kgfm) – câmbio automatizado de dupla embreagem
Mais potente e muito mais torcudo, o motor turbo faz o Kicks acelerar de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos, oferecendo melhor resposta no dia a dia.
Quem leva vantagem?
Em desempenho, Kicks dá um banho. Mas em economia, Yaris Cross híbrido vence com folga.
Consumo: o grande trunfo do Yaris Cross
Versões a combustão
-
12,6 km/l cidade (G)
-
14,3 km/l estrada (G)
Versões híbridas
-
17,9 km/l cidade (G)
-
15,3 km/l estrada (G)
O Yaris Cross híbrido é hoje o SUV compacto mais econômico do Brasil.
Nas versões convencionais, os números também agradam.
O Kicks 2026 ainda não teve consumo divulgado oficialmente, mas como usa motor 1.0 turbo, a expectativa é que fique na média da categoria — ou seja, não chega perto do Toyota.

Dimensões e espaço interno: onde cada um se destaca
Toyota Yaris Cross
-
Comprimento: 4,31 m
-
Entre-eixos: 2,62 m
-
Porta-malas: 400 litros / 391 litros (híbrido)
Nissan Kicks 2026
-
Comprimento: 4,34 m
-
Entre-eixos: 2,65 m
-
Porta-malas: 470 litros
O Yaris Cross é um pouco menor e tem um porta-malas menor que o do rival.
Já o Kicks impressiona com 470 litros, um dos maiores volumes da categoria.
Equipamentos: os dois são completos, mas cada um tem seus diferenciais
Toyota Yaris Cross (todas as versões)
-
Seis airbags
-
Faróis e lanternas full LED
-
ACC, frenagem autônoma e assistente de faixa
-
Câmera de ré
-
Multimídia de 10,1’’
-
Carregador por indução
-
Freio de estacionamento eletrônico
-
Nota máxima no Latin NCAP
Versões XRX/XRX Hybrid adicionam:
-
Teto panorâmico
-
Câmera 360°
-
Alerta de ponto cego
-
Rodas de 18’’
Nissan Kicks 2026
Já na versão Sense, entrega:
-
Seis airbags
-
ACC, frenagem autônoma e assistente de faixa
-
Multimídia de 12,3’’
-
Faróis de LED
-
Chave presencial
-
Rodas de 17’’
Versões mais caras adicionam:
-
Teto solar panorâmico
-
Câmera 360°
-
Painel de 12,3’’
-
Sistema Bose com 10 alto-falantes
-
Direção semiautônoma
-
Rodas de 19’’
Quem leva vantagem?
O Kicks oferece mais tecnologia e equipamentos de conforto, principalmente nas versões topo.
O Yaris Cross se destaca pelo pacote de segurança completo em todas as versões e pelo consumo extremamente baixo.

Acabamento e interior
Toyota Yaris Cross
-
Acabamento simples
-
Plásticos rígidos atrás
-
Painel digital de 7’’
-
Multimídia de 10,1’’
-
Itens básicos de conforto de série
Nissan Kicks
-
Acabamento superior
-
Tecido macio ao toque nas versões mais caras
-
Porta-malas maior
-
Painel até 12,3’’
-
Sensação de carro mais sofisticado
Aqui o Kicks fica claramente à frente.
Qual SUV oferece mais vantagens?
A resposta depende do que você busca:
Se o foco é economia, manutenção barata e tecnologia híbrida: escolha o Toyota Yaris Cross.
-
SUV híbrido mais barato do Brasil
-
Consumo imbatível
-
Revisões mais em conta
-
Isenção de IPVA para as versões HEV em SP
-
Segurança de série em todas as versões
Se você busca desempenho, melhor acabamento, mais equipamentos e porta-malas maior: o Nissan Kicks é a melhor compra.
-
Motor turbo mais forte
-
Interior mais sofisticado
-
Porta-malas enorme
-
Multimídia maior
-
Pacote tecnológico mais avançado
Resumo rápido:
-
Melhor economia: Yaris Cross
-
Melhor desempenho: Kicks
-
Melhor custo-benefício nas versões básicas: Kicks
-
Melhor tecnologia híbrida: Yaris Cross
-
Melhor porta-malas e interior: Kicks
No fim das contas, ambos entregam ótimas propostas — e a briga entre Nissan e Toyota promete esquentar o mercado brasileiro em 2025 e 2026.




