SUV líder em segurança? Kia Sportage mantém cinco estrelas em teste

19

O Kia Sportage vendido no Brasil reforça sua posição no mercado quando o assunto é proteção. O SUV médio manteve cinco estrelas no teste independente do Latin NCAP, resultado que confirma a evolução técnica do modelo ao longo dos últimos anos.

Kia Sportage / Foto: KIA

Além disso, o desempenho vale para unidades produzidas na Coreia do Sul, nos Estados Unidos e na Eslováquia. São essas versões que abastecem o mercado brasileiro.

Cinco estrelas que confirmam a evolução

Embora já tenha recebido notas mais baixas no passado, o modelo passou por melhorias importantes. Com isso, a Kia conseguiu corrigir pontos críticos e elevar o padrão de segurança.

Agora, o bom desempenho se repete e segue a mesma linha do Kia K4. Dessa forma, a marca mostra que vem adotando uma estratégia mais consistente para a região.

Nos testes mais recentes, o SUV alcançou 89,81% em proteção para ocupantes adultos. Já para ocupantes infantis, a nota foi ainda melhor, com 91,84%. Enquanto isso, a proteção a pedestres e usuários vulneráveis ficou em 70,93%. Por fim, a assistência à segurança chegou a expressivos 98,22%.

Pacote de segurança mais completo

Grande parte desse resultado vem do conjunto de equipamentos. Atualmente, o modelo oferece seis airbags de série e controle eletrônico de estabilidade (ESC).

Além disso, há um pacote mais amplo de tecnologias ADAS, agora com maior disponibilidade. Antes, esses recursos até existiam, mas apareciam apenas como opcionais.

Porém, o volume era insuficiente para garantir boa pontuação. Com as atualizações, esse cenário mudou de forma clara.

Atualizações que fizeram diferença no resultado

A avaliação mais recente considerou mudanças importantes. Entre elas estão o aviso de cinto de segurança nos bancos traseiros, as ancoragens i-Size e o interruptor para desativação do airbag do passageiro.

Além disso, os sistemas de frenagem autônoma foram aprimorados. Isso inclui a atuação específica para pedestres.

Kia Sportage / Foto: KIA

Como resultado, a proteção a usuários vulneráveis evoluiu bastante. O AEB para pedestres atingiu quase a pontuação máxima. Da mesma forma, a área de assistência à segurança teve um salto relevante.

Isso aconteceu após o aviso de cinto se tornar padrão em todos os assentos traseiros. Somam-se a isso os bons resultados dos sistemas de permanência em faixa, detecção de ponto cego e frenagem interurbana.

Estrutura avaliada e versões incluídas

O Latin NCAP confirmou que o resultado vale para todas as versões a combustão e híbridas leves. No entanto, ele se aplica apenas a unidades produzidas a partir de 17 de março de 2025, dentro do número de chassi informado.

Os testes incluíram impactos frontal, lateral e lateral de poste. Também foram analisados chicotada cervical, proteção a pedestres e funcionamento do ESC.

Embora a área dos pés tenha sido considerada instável no impacto frontal original, a estrutura apresentou comportamento estável. Isso contribuiu para a boa avaliação geral.

O resultado no Latin NCAP mostra que a Kia evoluiu de forma consistente. Ao manter cinco estrelas em segurança, o SUV se firma como uma opção sólida no segmento.

Mais do que um bom desempenho em testes, o modelo entrega avanços práticos. Assim, oferece mais proteção no dia a dia e acompanha a exigência crescente do consumidor brasileiro.