Desde o seu lançamento em 1981 como um sedan derivado do popular Gol, o Volkswagen Voyage conquistou os corações dos motoristas brasileiros. Ao longo das décadas, diversas gerações do Voyage marcaram presença no mercado nacional, mas é inegável que o clássico Voyage quadrado dos anos 90 continua a ser reverenciado como um ícone da indústria automobilística brasileira.
A história por trás do ícone
O Voyage CL 1992, objeto de nosso fascínio neste artigo, é um exemplar que encapsula todo o charme e a nostalgia da época. Com apenas 30 mil quilômetros rodados e pertencente à coleção do apaixonado por relíquias automobilísticas, Reginaldo de Campinas, este carro é uma verdadeira peça de coleção. Além disso, sua conservação impecável e originalidade fazem dele um tesouro para os entusiastas de carros clássicos.
Uma cápsula do tempo sobre rodas
Com sua distintiva cor verde e equipado com um motor 1.6, este Voyage representa o ápice da era dos “quadrados” no Brasil. Cada detalhe desse exemplar colecionável nos transporta de volta aos tempos dourados das estradas brasileiras, onde o Voyage reinava como uma verdadeira lenda. Portanto, é fácil entender por que ele atrai tantos admiradores e entusiastas até hoje.
O legado duradouro
O encanto do VW Voyage CL 1992 vai muito além de sua estética e desempenho. Ele simboliza uma época em que os carros não eram apenas meios de transporte, mas verdadeiros ícones culturais.
Seu legado continua a inspirar os entusiastas de carros antigos e a despertar memórias nostálgicas em todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar as estradas com ele.
Especificações
O VW Voyage CL 1992 apresenta uma aceleração de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos e uma velocidade máxima de 153 km/h. Seu motor possui uma série de especificações técnicas detalhadas, incluindo seu tipo de alimentação por carburador, uma cilindrada de 1555 cm³ e quatro cilindros dispostos em linha. Com um peso/potência de 11,7 kg/cv e um peso/torque de 66,9 kg/kgfm, o motor oferece uma potência máxima de 76 cv e um torque máximo de 13,3 kgfm. Por conseguinte, todas essas características técnicas se traduzem em uma experiência de condução que combina confiabilidade e desempenho excepcionais.
A transmissão é manual, com cinco marchas e tração dianteira, enquanto as dimensões do veículo o situam em um comprimento de 4072 mm, largura de 1601 mm e altura de 1349 mm. O porta-malas oferece uma capacidade de 382 litros, e o tanque de combustível tem uma capacidade de 47 litros.
Os pneus, com dimensões de 155/80 R13, contribuem para a segurança e estabilidade do veículo, enquanto a aerodinâmica é caracterizada por uma área frontal de 1,84 m² e um coeficiente de arrasto (Cx) de 0,43.
Direção, Freios e Autonomia
A direção não possui assistência, e o veículo tem um diâmetro de giro de 10,2 metros. Quanto à suspensão, ela é independente na dianteira, utilizando o sistema McPherson, e possui um eixo de torção na traseira.
Os freios dianteiros são discos sólidos, enquanto os traseiros são tambores. Em termos de autonomia, o veículo é capaz de percorrer até 696 km em estradas e 484 km em áreas urbanas. Quanto ao consumo de combustível, apresenta uma média de 14,8 km/l em rodovias e 10,3 km/l em áreas urbanas. Além disso, sua economia de combustível e ampla autonomia o tornam uma opção ideal para viagens longas ou deslocamentos urbanos.
Conclusão
O VW Voyage CL 1992 é mais do que apenas um carro – é um símbolo de uma era. Seu encanto perene transcende o tempo, continuando a cativar os corações dos entusiastas de carros clássicos. Ele faz reacender lembranças de uma época marcante na história automobilística brasileira. Enquanto permanece como uma peça de coleção cuidadosamente preservada, o Voyage CL 1992 continua a contar a história de uma era passada, lembrando-nos da beleza e da emoção que estão intrinsecamente ligadas à experiência de dirigir.