Você já imaginou se deparar com um clássico esportivo dos anos 90 em estado de 0km nos dias atuais? Recentemente, um incrível exemplar do Volkswagen Gol GTi, ano 1991, na cor cinza, foi revelado por Reginaldo de Campinas nas redes sociais, causando grande entusiasmo entre os entusiastas automotivos.
O Detalhista
Descobrir carros raros não é uma novidade para o campinense Reginaldo, que hoje se destaca como um dos principais desbravadores de relíquias automotivas do Brasil. Frequentemente associam seu nome a descobertas impressionantes de veículos em condições extraordinárias. Este Gol GTi 1991, no entanto, pode ser considerado uma de suas muitas façanhas.
Um Clássico Preservado
O exemplar em questão possui baixa quilometragem e segue intacto, como se tivesse acabado de sair da linha de montagem há 33 anos. Este fato é notável, pois manter um veículo em tal estado por tanto tempo exige cuidados extremos e uma conservação meticulosa.
Detalhes Originais
Todos os acessórios, incluindo os bancos Recaro e a pintura, permanecem originais de fábrica. Além disso, o interior do carro, com seus estofados impecáveis e instrumentos seguem sem sinais de desgaste e oferecem uma viagem no tempo para os amantes de carros antigos. O motor, um dos pontos altos do Gol GTi, também está em perfeito estado, pronto para exibir a esportividade que fez deste modelo um ícone na década de 90.
A História do Volkswagen Gol GTi
Lançado no final dos anos 80, o Volkswagen Gol GTi foi o primeiro carro nacional a incorporar injeção eletrônica de combustível, o que lhe conferiu um desempenho superior e maior eficiência. Sua produção se estendeu por apenas alguns anos, mas o impacto que causou no mercado automotivo brasileiro foi profundo e duradouro. O Gol GTi não só se destacou pelo desempenho, mas também pelo design esportivo e detalhes exclusivos que o tornaram desejado por muitos colecionadores.
A Relevância dos Carros Clássicos
Encontrar um Gol GTi 1991 em estado de 0km é um lembrete da importância da preservação automotiva. Carros clássicos como este não são apenas máquinas; eles são testemunhas da história e cultura automobilística. Preservá-los em condições perfeitas é como manter viva uma parte do passado, permitindo que futuras gerações experimentem um pouco da magia que esses veículos trouxeram aos seus donos originais. Portanto, ao preservar esses veículos, estamos garantindo que um pedaço significativo da nossa história continue a ser apreciado e valorizado.
Especificações
O VW Gol GTi 1991 é um esportivo que se destaca pelo seu desempenho e mecânica confiável. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 185 km/h. Equipado com um motor AP-2000 de 1984 cm³, possui quatro cilindros em linha, disposição longitudinal e instalação dianteira. Assim, o motor é alimentado por injeção multiponto, tem aspiração natural, e entrega uma potência máxima de 120 cv a 5600 rpm e um torque máximo de 17,5 kgfm a 3000 rpm.
A transmissão do VW Gol GTi é manual, com 5 marchas, e a tração é dianteira, acoplada a uma embreagem monodisco a seco. O carro tem dimensões compactas, com 1350 mm de altura, 3849 mm de comprimento, 1601 mm de largura e uma distância entre-eixos de 2358 mm. A bitola dianteira é de 1364 mm e a traseira de 1384 mm. Pesando 1025 kg, o Gol GTi possui uma carga útil de 345 kg e um porta-malas com capacidade para 146 litros, além de um tanque de combustível de 47 litros. A altura livre do solo é de 130 mm.
Os pneus são de tamanho 185/60 R14 tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo o estepe, com uma altura do flanco de 111 mm. Porém, em termos de aerodinâmica, o coeficiente de arrasto (Cx) é de 0,43, com uma área frontal de 1,84 m² e uma área frontal corrigida de 0,791 m².
Conclusão
A descoberta desse Volkswagen Gol GTi 1991 é uma verdadeira cápsula do tempo que nos transporta de volta aos anos 90, quando a esportividade e inovação do modelo revolucionaram o mercado automotivo brasileiro. Este exemplar, com sua originalidade e estado, é uma joia rara que desperta admiração e nostalgia, além de ser um testemunho do excelente trabalho de conservação. Ademais, que histórias como esta continuem a inspirar e manter viva a paixão pelos clássicos automotivos.
Lindo carro, eu tenho GL não está como está aí mais também muito bem conservado e muito lindo também parabéns pelo carro