Lançada no ano passado, a RAM Rampage foi um verdadeiro sucesso no mercado brasileiro. A picape impulsionou a marca a alcançar um crescimento de 236% em relação ao ano anterior. Apenas em dezembro, foram comercializadas 3.107 picapes, marcando o melhor desempenho mensal da história da RAM no Brasil.
Um SUV Derivado da RAM Rampage?
Já imaginou se a RAM decidisse lançar um SUV baseado na sua popular picape Rampage? O designer brasileiro Kleber Silva, da KDesignAG, tomou a iniciativa de materializar essa ideia. Utilizando suas habilidades em design digital, Kleber criou uma versão SUV da Rampage que promete conquistar os corações dos fãs da marca e dos amantes de veículos robustos e espaçosos.
Um Design Impressionante
Para o projeto do SUV da Rampage, Kleber Silva se inspirou na estrutura do Commander, outro produto de sucesso do grupo Stellantis, ao qual a RAM pertence. O resultado foi um veículo com um visual imponente, sem deixar de lado o conforto e a capacidade de acomodar até sete pessoas.
O design digital criado por Kleber combina elementos estéticos da Rampage com a funcionalidade e o espaço de um SUV, criando um veículo que, apesar de ser apenas conceitual, atrai olhares e gera desejo. A frente robusta, característica das picapes da RAM, se funde harmoniosamente com uma carroceria mais alongada e espaçosa, proporcionando um equilíbrio entre agressividade e elegância.
Viabilidade de Produção
Apesar do entusiasmo gerado pelo design do SUV da Rampage, a viabilidade de sua fabricação é questionável. A Stellantis, grupo ao qual a RAM pertence, já conta com o Jeep Commander no Brasil, um SUV que também oferece capacidade para até sete pessoas. Portanto, isso torna a introdução de um novo SUV com características semelhantes um desafio em termos de mercado e estratégia de produto.
No entanto, o conceito criado por Kleber Silva mostra que há espaço para inovação e que a fusão entre picape e SUV pode resultar em um veículo atraente e desejável. Mesmo que a produção do SUV da Rampage não seja uma realidade iminente, a proposta de design abre portas para discussões e possibilidades futuras dentro da linha de produtos da RAM.
A Pickup RAM Rampage
A oportunidade no Brasil era única e a Stellantis aproveitou. Foi exatamente isso que a Ram fez ao decidir produzir a picape Rampage no Brasil. A Rampage foi lançada em junho de 2023, sendo o primeiro veículo da Ram a ser produzido no país. Assim, construída na plataforma global Small Wide, compartilhada com o Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro, a Rampage alcançou um crescimento impressionante.
Com esse modelo, a Ram ampliou seu público sem perder o status de marca aspiracional. Além disso, a Rampage, inédita no mundo, posicionou-se contra o Ford Maverick, e foi uma resposta ao sucesso do Fiat Toro no Brasil.
No segmento premium, a Ram conquistou a liderança entre as marcas graças a ajuda da Rampage, atingindo 26,5% de participação, e no último mês do ano passado, essa participação subiu para 36,2%. Além disso, a marca garantiu duas posições entre os veículos premium mais vendidos do país.
Conclusão
A ideia de um SUV derivado da RAM Rampage é, sem dúvida, fascinante. O trabalho de Kleber Silva destaca o potencial de design e a criatividade que podem surgir ao explorar novas direções para veículos populares. Embora a produção de um SUV da Rampage possa enfrentar obstáculos práticos e estratégicos, o conceito nos faz imaginar um futuro onde a robustez de uma picape e a funcionalidade de um SUV se unem de forma harmoniosa.
O sucesso da Rampage já é um fato, e quem sabe, um dia, poderemos ver um SUV inspirado nesse design inovador ganhando as ruas. Até lá, os fãs podem apreciar a genialidade e a visão de designers como Kleber Silva.
Esse carro já existe e chama-se Jeep Commander
Pois bem, depois da experiência da RAM Rampage RT (por 7 meses), nada mais é que uma Touro de terno e gravata, o design apresentado nada mais é um Comander em trajes elegantes, a Stellantis irá precisar impressionar muito com outro tipo de motorização e com tecnologias inovadoras.
Não gostei da traseira .
Ficou parecendo carro funerário , os famosos rabecão ….
Tinha que melhorar este design
Algumas coisas não se mistura. E uma delas é achar que a Stelants vai sacrificar uma marca que só fábrica pickups para fazer um Sub. Pra isso tem a Dodge.