A Stellantis, gigante automotiva, continua a surpreender com sua estratégia de vendas e branding no mercado mexicano. Com a recente chegada da RAM 1200, baseada na Fiat Titano, a empresa reforça sua prática de rebatizar veículos para diferentes mercados, mantendo a tradição de oferecer modelos adaptados às preferências locais. Acompanhe neste post todas as novidades e peculiaridades dessa interessante adição ao portfólio da RAM.
Transformação de Identidade: De Fiat Titano a RAM 1200
A nova RAM 1200 não é uma simples adaptação da Fiat Titano, mas uma remodelagem estratégica que aproveita a base da Peugeot Landtrek. Mantendo a essência da Titano, a RAM 1200 ganha características próprias que a alinham com os padrões estéticos e funcionais da marca RAM. Uma das modificações mais visíveis está na grade frontal, redesenhada para incorporar elementos estilísticos das outras pickups da RAM, incluindo detalhes prateados nas versões mais sofisticadas e acabamento preto nas configurações de entrada.
Exterior: Estilo e Funcionalidade
Visualmente, a nova pickup compartilha muitas semelhanças com a Fiat Titano, mas se distingue com toques específicos que realçam sua identidade RAM. As versões de trabalho, como a Tradesman de Cabine Simples e Cabine Dupla.
As picapes apresentam uma grade de plástico preto robusto, enquanto as versões Bighorn e Laramie exibem uma grade cromada mais refinada. Esses modelos também são equipados com rodas de liga leve bitonais, além de para-choques e retrovisores pintados na cor da carroceria, conferindo um visual mais sofisticado e imponente.
Desempenho Mecânico
Sob o capô, ela esconde o mesmo motor turbo de quatro cilindros de 2,4 litros encontrado na Peugeot Landtrek, capaz de gerar 210 cavalos de potência e 226 lb-pé de torque. Assim, as opções de transmissão incluem uma versão manual de seis velocidades e uma automática com o mesmo número de marchas.
A tração 4×2 é padrão em todas as versões, exceto na Laramie, que oferece tração 4×4 para aqueles que precisam de mais capacidade off-road e robustez. Além disso, a combinação de motor e tração faz da picape uma escolha versátil para diversas necessidades.
Ajustes para o Mercado Mexicano
Para atender melhor às exigências e necessidades dos consumidores mexicanos, a fábrica na China fez ajustes específicos na na caminhoneta. Esses ajustes incluem aprimoramentos na capacidade de carga e reboque, fundamentais para os usos típicos desse mercado. A versão Tradesman de Cabine Simples, por exemplo, pode carregar até 1,2 toneladas e rebocar até três toneladas, tornando-a uma escolha versátil tanto para trabalhos pesados quanto para usos recreativos.
A RAM 1200
A pickup RAM 1200, lançada em 2016 pela FCA (Fiat Chrysler Automobiles), é de porte médio. Projetada para o mercado global fora dos Estados Unidos, a RAM 1200 chegou a combinar em alguns mercados a robustez e confiabilidade da L200 com a identidade visual e características da RAM. Ela é oferecida em várias configurações de cabine e motorização, tanto a gasolina quanto a diesel.
A pickup foi introduzida em diversos mercados, adaptando-se às regulamentações e preferências locais, competindo com modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Sua aceitação varia conforme a região, sendo popular em locais onde a RAM é conhecida por durabilidade e capacidade. Ao longo dos anos, a RAM 1200 têm se ajustado à demanda, consolidando a presença da RAM no segmento de picapes médias.
Conclusão
A RAM 1200 representa uma combinação inteligente de design, funcionalidade e adaptação ao mercado local. Assim, ela acaba consolidando a estratégia da Stellantis de rebatizar e personalizar veículos para diferentes regiões. Baseada na Fiat Titano e utilizando a plataforma da Peugeot Landtrek, essa pickup oferece uma proposta robusta e versátil para os consumidores mexicanos. Entretanto, com ajustes específicos e um visual alinhado à identidade da RAM, a RAM 1200 está pronta para conquistar seu espaço nas estradas e trilhas do México, mantendo a tradição de qualidade e inovação da marca.