A General Motors (GM) está preparando um grande movimento para o mercado automotivo brasileiro. Com um plano bilionário de investimentos, a dupla Chevrolet Onix e Onix Plus está prestes a receber um facelift muito aguardado, previsto para ocorrer no início de 2025. O objetivo é lançar os modelos reestilizados ainda em 2025, como modelos 2026. Esta atualização promete trazer novidades significativas para os populares hatch e sedã compactos.
Mudanças Externas e Internas
A família Onix, que não passa por mudanças significativas desde o lançamento da atual geração em 2019, finalmente receberá uma atualização visual, de acabamento e de equipamentos em 2025. Essa reestilização é ansiosamente esperada, especialmente porque os modelos atuais só passaram por novas versões ou modificações pontuais ao longo dos últimos seis anos.
Embora as mudanças na carroceria não sejam radicais, a frente do veículo terá uma renovação notável, com nova grade, para-choque e faróis. Na parte traseira, os para-choques serão redesenhados e as lanternas receberão novos arranjos internos. Apesar de as dimensões da carroceria, como o entre-eixos de 2,55 m no hatch e de 2,60 m no sedã, permanecerem inalteradas, essas atualizações estéticas darão um ar de modernidade e frescor aos modelos.
Internamente, o acabamento dos novos Chevrolet Onix e Onix Plus será aprimorado. Entre as principais novidades, destaca-se a incorporação do quadro de instrumentos digital e da nova central multimídia MyLink, que estrearão na linha 2025 da Spin. Além disso, novos equipamentos de segurança, incluindo sistemas de segurança ativa, poderão ser adicionados à lista de itens de série, aumentando a competitividade e atratividade dos modelos.
Desempenho e Motorização
Em termos de motorização, os novos Onix e Onix Plus manterão os eficientes motores 1.0 flex de três cilindros da família CSS Prime. Contudo, é esperado que esses motores passem por atualizações para atender às normas do Proconve L8. Atualmente, a versão aspirada entrega 78 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina, e 82 cv e 10,6 kgfm com etanol, acoplada a um câmbio manual de seis marchas.
A versão turbo, por sua vez, oferece 116 cv de potência e 16,3 kgfm de torque com gasolina, ou 16,8 kgfm com etanol. O carro combina com um câmbio manual ou automático, ambos de seis velocidades. Essas especificações garantem um bom equilíbrio entre desempenho e eficiência, características muito valorizadas pelos consumidores brasileiros.
Design Inspirado em Modelos Ousados
O respeitado designer brasileiro Kleber Silva (KDesignAG) realizou projeções que nos dão uma ideia de como poderá ficar o Onix com a nova atualização. Inspirado na ousadia da nova Spin e nos traços do Chevrolet Equinox RS, Kleber Silva projetou um futuro Onix com um visual mais arrojado e moderno. Essas projeções aumentam a expectativa dos entusiastas por um design que alia elegância e esportividade.
O Chevrolet Onix no Brasil
O Chevrolet Onix, lançado em 2013 no Brasil, rapidamente se tornou um dos carros mais vendidos no país. Desenvolvido sobre a plataforma Gamma II, o Onix conquistou o mercado com seu design moderno e uma série de equipamentos avançados. Entretanto, o sistema de entretenimento MyLink era destaque. Em 2016, recebeu um facelift que melhorou seu design e eficiência, com a introdução do motor 1.0 Turbo, e continuou a liderar as vendas, alcançando o topo em 2015 e mantendo-se como o carro mais vendido por vários anos consecutivos.
Em 2019, a segunda geração do Onix foi lançada, construída sobre a nova plataforma GEM (Global Emerging Markets). A geração acabou trazendo significativas inovações tecnológicas e de segurança. Com motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, o novo Onix ofereceu uma combinação de eficiência e desempenho. Ele também apresentou avançados recursos como integração com smartphones através de Apple CarPlay e Android Auto, Wi-Fi a bordo, carregador de celular sem fio e seis airbags de série. Além disso, a atual geração incluiu diversas versões, como o Onix Plus (sedã) e o Onix RS (esportivo).
Conclusão
O Chevrolet Onix 2026 promete ser uma das grandes novidades do mercado automotivo brasileiro nos próximos anos. Com um facelift esperado há tempos, os novos Onix e Onix Plus trarão atualizações significativas tanto no design quanto no acabamento interno e nos equipamentos. Assim, a manutenção dos eficientes motores 1.0 flex, aliada a possíveis atualizações para atender às novas normas, garantirá que os modelos continuem sendo competitivos e atraentes.
E a correia segue a mesma merda, por que não coloca corrente de comando, vai continuar dando problema
1.0 já foi descontinuado na china. Significa que não foi aprovado lá e nem aqui. A engenharia da GM precisa trabalhar mais nesses motores.
Graças a Deus comprei um Premier agora com desconto. Carro horrível esse novo Onix.
E o preco???
A matéria se refere ao Onix como um “carro popular”. Mas da onde ??? O Brasil não tem mais carro popular!! O mais barato custa perto de 70k e esse onix deve ultrapassar os 100k.