O Verne Robotaxi da Rimac é um cupê esportivo de 2 lugares com portas deslizantes e sem volante ou limpadores de para-brisa. Mate Rimac, que já revolucionou o mundo dos supercarros com o Nevera elétrico, agora quer fazer o mesmo com os táxis, é um carrinho de grande potencial.
Design
Diferente dos SUVs Jaguar I-Pace adaptados da Waymo e dos Chevy Volts da Cruise, o Verne Robotaxi é completamente novo e projetado para ser autônomo desde o início. Nomeada em homenagem ao autor de ficção científica Jules Verne, a subsidiária da Rimac, Verne, desenhou um táxi com apenas dois assentos. Embora isso possa parecer um erro, a pesquisa da empresa mostra que nove em cada 10 corridas de táxi envolvem apenas um ou dois passageiros.
Conforto e Personalização
Os passageiros podem chamar o táxi através de um aplicativo e usar seus smartphones para pré-ajustar a iluminação ambiente, temperatura e até o aroma. A cabine do tamanho de um “Rolls Royce” é acessada por portas deslizantes, levando a assentos reclináveis que fazem os passageiros se sentirem como se estivessem em uma sala de estar, não em um carro.
Sem volante, a enorme tela de 43 polegadas oferece entretenimento e informações sobre a viagem. Com 17 alto-falantes disponíveis, os passageiros podem curtir suas músicas favoritas. Um touchpad entre os assentos controla as configurações do carro, e há também algo chamado Median, que a Rimac diz permitir aos passageiros iniciar e parar a viagem para que sintam que têm algum controle.
Tecnologia
O anel de vidro circular no teto é uma abordagem inovadora para um teto solar panorâmico. Os materiais da cabine são projetados para suportar uso intenso, mantendo uma sensação premium e aconchegante. No entanto, a falta de limpadores de para-brisa levanta dúvidas sobre a visibilidade em condições de chuva intensa.
A empresa não divulgou nenhum detalhe sobre as especificações técnicas, potência do motor, tamanho da bateria e alcance. No entanto, a empresa revelou que a plataforma é escalável e pode adaptar-se para uso em diferentes tipos de estradas. O pacote autônomo Mobileye, que combina câmeras, radar e Lidar, suporta estilos de direção locais, permitindo lançar o serviço em países com regras de trânsito mais flexíveis.
Expansão Global
Mate Rimac e dois amigos do grupo Rimac, Marko Pejković, CEO da Verne, e Adriano Mudri, designer do Nevara e agora Diretor de Design da empresa de táxis, criaram a Verne. O primeiro serviço será lançado em 2026, na cidade natal de Rimac, Zagreb, Croácia, onde fabricarão os táxis.
Mais 11 cidades no Reino Unido, Alemanha, Europa e Oriente Médio já confirmaram sua adesão ao projeto. Além disso, trinta outras cidades ao redor do mundo estão em negociações para obter os táxis autônomos da Verne, que a empresa acredita complementarão o transporte público, em vez de competir com ele.
A estratégia de expansão global é ambiciosa, mas fundamentada em uma visão clara de mobilidade urbana sustentável e eficiente. Com a fabricação localizada em Zagreb, a Verne pode garantir a qualidade e o controle sobre o processo de produção, enquanto expande sua presença internacionalmente. A colaboração com várias cidades ao redor do mundo demonstra a confiança na viabilidade e no impacto positivo do Verne Robotaxi.
Conclusão
Apesar dos problemas de segurança dos robotaxis da Cruise, a entrada da Verne e a estreia do táxi autônomo da Tesla dá esperanças. Assim, a tecnologia avançada e o design inovador do Verne Robotaxi têm o potencial de redefinir a experiência de transporte urbano. Ele oferece uma alternativa mais segura, confortável e sustentável aos táxis tradicionais.
A Rimac, conhecida por seus supercarros de alto desempenho, está pronta para transformar o setor de transporte com sua abordagem. Com a aceitação crescente dos veículos autônomos e o apoio de diversas cidades ao redor do mundo, o Verne Robotaxi promete ser um grande sucesso.