Nos próximos meses, o Brasil vai receber duas novas picapes da Foton, com destaque especial para a Tunland V9, a primeira do mercado com motorização diesel e elétrica. Com um design que chama a atenção, este veículo híbrido chegará ao mercado nacional equipado com tração 4×4. A previsão é que a Tunland comece a ser entregue no final do ano ou, no mais tardar, no início de 2025.
Design e Dimensões
Na nova linha de picapes da Foton, a V9 se destaca pelo apelo urbano. Por isso, possui suspensão traseira tipo McPherson, mais comum em automóveis. Em termos de dimensões, a Tunland V9 é maior que as picapes médias, aproximando-se das Full-Size, como a RAM 1500 – a chinesa, inclusive, lembra o modelo americano. A Tunland V9 tem 5,61 m de comprimento, 2,09 m de largura, 1,95 m de altura e 3,35 m de distância entre eixos.
Potência e Economia
A Tunland V9 chega ao mercado com motor 2.0 a diesel Aucan, combinado com um motor elétrico de 48V. O motor a diesel é um quatro-cilindros com turbocompressor VGT, oferecendo 175 cv de potência e 45,9 mkgf de torque máximo. Segundo a montadora, essa combinação de motores proporciona um consumo de 12,5 km/l.
Inovação Híbrida
Esta é a primeira vez que uma picape oferece essa configuração no Brasil. Nos próximos anos, a Foton planeja abrir um novo centro de distribuição de peças no Brasil para atender à demanda dos novos modelos e considera inaugurar uma fábrica em 2028. Atualmente, há 30 concessionárias da Foton espalhadas pelo país.
O sistema micro-híbrido da Pickup da Foton oferece um impulso momentâneo, aumentando ligeiramente a potência e o torque em situações específicas, como ultrapassagens e retomadas. Isso reduz o esforço do motor a combustão, contribuindo para a economia de combustível e a redução de emissões.
Tecnologias Avançadas
Além disso, a Tunland V9 vem equipada com sistema Start-Stop, que desliga automaticamente o motor em paradas prolongadas. O motor trabalha em conjunto com um câmbio automático de 8 velocidades da ZF, e a picape conta com tração 4×4 com acionamento eletrônico, controle de descida e bloqueio do diferencial traseiro.
Os números de eficiência energética do Inmetro ainda não foram divulgados, mas dados da Foton na China indicam uma autonomia total de 960 km.
Conforto e Segurança
No design, destaca-se a grade frontal pronunciada e os detalhes cromados. Os faróis de LED possuem ajuste automático. Internamente, a nova Pickup da Foton oferece soluções tecnológicas de última geração, como um painel de instrumentos digital e uma central multimídia com tela de 14,6″, interface intuitiva e fácil de usar. Entretanto, comandos no volante, ar-condicionado dual zone e acesso sem chave são algumas das conveniências oferecidas.
Entretanto, a linha Tunland vem de série com itens de segurança como seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de frenagem de emergência, monitoramento de pressão dos pneus e câmera de ré.
Espaço Interno e Funcionalidades
A cabine da Pickup da Foton é espaçosa, com bancos revestidos em couro e ajustes elétricos. Em termos de segurança, a picape conta com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS e EBD, controle eletrônico de estabilidade, sistema de assistência de frenagem (BAS), monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e câmera de ré de alta resolução com sensores de obstáculos e assistentes ADAS. Dessa forma, essas características tornam a picape uma excelente escolha para quem busca conforto e segurança em um só veículo.
Expectativas de Mercado
Fontes indicam que a Foton pretende vender cerca de 1.000 unidades da Tunland no Brasil em 2025. As picapes terão garantia de três anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro. A marca já possui um centro de distribuição de peças no Brasil, localizado em Várzea Paulista (SP), mas planeja abrir outro para atender à demanda.
Talvez você não saiba, mas a Foton está presente no Brasil desde 2011, inicialmente como importadora da linha de caminhões leves Foton Aumark. Porém, desde o início deste ano, a marca atua como subsidiária da Foton Motor Global. Além da picape Tunland, a marca traz ao Brasil uma linha de caminhões de 3,5t a 17t de PBT e modelos utilitários da linha Wonder.
Conclusão
A chegada da Tunland V9 ao Brasil representa um novo marco no segmento de picapes do país. Com um design impressionante, muita tecnologia e uma inovadora combinação de motor diesel e elétrico, a Foton promete redefinir o mercado de picapes no Brasil. Assim, com grandes expectativas e um público ansioso, a Tunland V9 está pronta para desbravar as estradas brasileiras.
Faixa de custo da Tunland?
Vocês também comentam sobre caminhões?. O motor desta caminhonete tem parceria Cummins?
Cópia descarada da RAM 1500