A caminho do Brasil, nova Chevy Equinox EV tem primeiro Recall

0
5061

Confirmado para o mercado brasileiro, o novo Chevrolet Equinox EV, que já foi lançado no exterior, começou sua jornada de maneira turbulenta. Inicialmente, enfrentou atrasos, seguido por um preço mais alto do que o esperado e, recentemente, um aumento nos valores praticados pelos concessionários. Agora, o modelo está sujeito a um recall que afeta uma pequena quantidade de veículos, mas que pode ter grandes implicações de segurança. A Chevrolet afirma que os carros em questão possuem um braço de controle inferior que pode quebrar devido a metal contaminado.

Chevrolet Equinox EV / Foto: GM
Chevrolet Equinox EV / Foto: GM

Detalhes do Recall

Curiosamente, o único braço de controle afetado é o inferior dianteiro direito, e o problema está isolado a apenas 83 veículos no total, o que não chega a preocupar a gigante americana. De acordo com a GM, um fornecedor confirmou em 12 de abril do corrente ano que não conseguiu conter uma remessa de braços de controle “suspeitos”. Esses braços então foram instalados nos Equinox EV em questão.

Foto: GM
Foto: GM

Os técnicos simplesmente verificam o braço em busca de um número específico. Portanto, o lote 12312261, carimbado na peça, indica que o braço está contaminado e precisa ser substituído. Qualquer outro número de lote é aceitável, segundo a própria GM.

Foto: GM
Foto: GM

Medidas Adotadas

Os concessionários americanos devem oferecer um veículo de cortesia aos proprietários afetados, caso estes solicitem. Isso pode ser um detalhe importante, pois, por enquanto, a orientação é para que os concessionários retenham os veículos afetados até que as peças de reposição estejam disponíveis. Pelo que sabemos até o momento, isso pode acontecer em breve.

Chevrolet Equinox EV / Foto: GM
Chevrolet Equinox EV / Foto: GM

Os proprietários do Equinox EV saberão da necessidade de recall ao procurar pelo número de VIN através da NHTSA ou verificar debaixo do carro em busca do carimbo no braço de controle.

Foto: GM
Foto: GM

Especificações Técnicas

O Chevrolet Equinox EV pode ter tração dianteira (FWD) ou integral (eAWD). Com tração FWD, o SUV possui um motor elétrico que entrega 213 cv de potência e 33,5 kgfm de torque. Já com tração eAWD, a potência sobe para 294 cv e o torque para 47,8 kgfm. Com tração integral, o SUV faz de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos.

Chevrolet Equinox EV / Foto: GM
Chevrolet Equinox EV / Foto: GM

Design e Conforto

Na dianteira, o Chevrolet Equinox EV apresenta um capô com linhas curvas que se encontram com faróis afilados unidos por uma barra de LED. Logo abaixo dos faróis, há uma fenda que serve de entrada de ar. A grade, como em todo elétrico, permanece fechada, mas possui desenhos que simulam um efeito 3D. A parte inferior do para-choque apresenta uma segunda entrada de ar, um pouco maior, e o visual se completa com um skid plate.

Foto: GM
Foto: GM

Na parte traseira, o Chevrolet Equinox EV possui lanternas translúcidas horizontais que se estendem pela tampa do porta-malas, ligando os conjuntos de luzes. Além disso, a tampa do bagageiro é bem marcada, enquanto o para-choque tem acabamento em preto na parte inferior e, repetindo a dianteira, há um skid plate.

Foto: GM
Foto: GM

Por dentro, o Chevrolet Equinox EV recebe revestimentos em plásticos emborrachados. A central multimídia possui uma tela de 17 polegadas com desenho horizontal, e uma moldura em Black Piano forma um conjunto único com o quadro de instrumentos 100% digital. O volante tem três raios e é multifuncional.

Foto: GM
Foto: GM

Conclusão

O Chevrolet Equinox EV está a caminho do Brasil com grandes expectativas, mas também desafios. O recall inicial pode ser um obstáculo, mas a fabricante está tomando medidas rápidas para corrigir o problema e garantir a segurança dos proprietários das poucas unidades afetadas. Com suas especificações técnicas avançadas e um design moderno, o Equinox EV promete ser uma opção atrativa no mercado de SUVs elétricos. Dessa forma, os consumidores brasileiros devem ficar atentos às atualizações e se preparar para a chegada deste modelo inovador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui