Produzido em Sorocaba (SP), o novo Toyota Yaris Cross chega com uma meta ambiciosa: ser o SUV mais eficiente do país. De acordo com dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o modelo se destaca tanto nas versões a combustão quanto nas híbridas. Assim, ele supera rivais diretos como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta.

Motorização e versões
O Yaris Cross será oferecido em cinco versões: três com motor a combustão (XR, XRE e XRX) e duas híbridas (XRE HEV e XRX HEV). Todas utilizam o motor 1.5 flex de até 110 cv e 14,9 kgfm, combinado ao câmbio CVT que simula sete marchas. Além disso, o conjunto passou por ajustes de eficiência térmica e recebeu sistema start-stop, o que deve melhorar o consumo.
Por outro lado, as versões híbridas trazem uma configuração diferente. O mesmo motor 1.5 atua em ciclo Atkinson, trabalhando junto com um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm. Dessa forma, a potência combinada é de 111 cv, valor já aplicado em outros países da América do Sul.
Consumo do Toyota Yaris Cross
Nas versões híbridas, o modelo é o mais econômico da categoria. Com gasolina, roda 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. Já com etanol, os números são 15,3 km/l no ciclo urbano e 10,8 km/l no rodoviário. Além disso, o tanque de 36 litros garante autonomia de até 644 km, o que é impressionante para um SUV compacto.
Enquanto isso, as configurações a combustão também mostram bons resultados. Com gasolina, fazem 12,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Já com etanol, registram 8,8 km/l e 10,2 km/l, respectivamente. Como o tanque dessas versões tem 42 litros, a autonomia total pode chegar a 600 km.
Comparativo com os rivais
Para ter uma ideia, o Volkswagen T-Cross 1.0 TSI faz 12,1 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina. Já o Hyundai Creta 1.0 turbo entrega 12,0 km/l e 12,7 km/l, respectivamente. Portanto, o novo SUV da Toyota chega bem posicionado em eficiência, mesmo frente aos concorrentes mais modernos do segmento.
Lançamento e produção
O lançamento do Yaris Cross estava previsto para outubro, porém foi adiado por conta da paralisação temporária na fábrica de Porto Feliz (SP), onde são produzidos os motores da marca. A Toyota confirmou que retomará a produção em novembro, junto com os modelos Corolla e Corolla Cross.
De acordo com Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, a empresa está “se preparando” para o início das vendas e informará a nova data em breve.

Além disso, o modelo será produzido localmente com o sistema híbrido flex nacional e deve trazer seis airbags, frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e assistente de permanência em faixa. Já as versões mais caras também devem oferecer freio de estacionamento eletrônico e ar-condicionado digital.
O Toyota Yaris Cross chega para ocupar a base da linha de SUVs da marca, com preços entre R$ 130 mil e R$ 180 mil. Acima de tudo, seu grande trunfo está na eficiência energética, especialmente nas versões híbridas, que prometem o melhor consumo do segmento. Assim, com produção nacional e foco em economia, o modelo tem tudo para se tornar uma das opções mais equilibradas entre desempenho, tecnologia e custo de uso no mercado brasileiro.




