As pickups Ford Ranger Raptor e F-150 Raptor há muito tempo são aclamadas como símbolos de perfeição e robustez, conquistando corações ao redor do mundo. No entanto, você já imaginou uma versão Raptor do SUV Ford Everest? Surpreendentemente, essa versão personalizada existe, elevando o patamar do veículo para novas alturas. Curiosamente, esta criação não é obra da Ford, mas sim de uma empresa asiática especializada em personalizações.
A Ausência na Linha Ford e a Solução Asiática
É importante ressaltar que a Ford não tem planos de construir um SUV de performance off-road Ford Everest Raptor. No entanto, quando há empresas de personalização prontas para elevar qualquer carro a outro nível, as possibilidades se expandem.
Enquanto a nova pickup Ranger Raptor assume o papel de destaque da Ford para desempenho off-road no Brasil, oferecendo uma picape de cabine dupla capaz de enfrentar terrenos difíceis com garantia total de fábrica, ela também possui um preço que reflete sua excelência, sendo comercializada por R$ 448.600,00.
Para os entusiastas que procuram uma experiência fora do asfalto com um SUV Everest, a busca por aventura os levará até a Tailândia. Infelizmente, mesmo a versão convencional do Ford Everest não é vendida no Brasil.
A Transformação
A oficina de personalização de carros com sede na Tailândia, conhecida como Shana E-Sport, surpreendeu o mundo automotivo no ano passado ao revelar sua própria versão do Everest Raptor. O distribuidor tailandês da AMP Tires apresentou esta criação única, destacando-se com a imponente frente da maior Ford F-150 Raptor R, uma picape V8 supercharged vendida nos EUA e que também está a caminho do Brasil.
Os caras incorporaram as peças distintivas da F-150, como as “luzes de posição” abaixo do capô do Everest, sendo obrigatórias nos EUA para veículos mais largos que 80 polegadas (2032 mm). A personalização vai além, incluindo para-lamas mais largos, rodas maiores com pneus para todos os terrenos e adesivos “Raptor” nos painéis traseiros. No entanto, permanece um mistério se houve melhorias mecânicas significativas sob a carroceria.
O Desafio da Ford e o Desejo dos Clientes
Embora o Everest regular e a Ranger compartilhem muitas de suas peças, a Ford indicou recentemente que ainda precisa “analisar se é isso que os clientes realmente desejam” antes de considerar oficialmente um Everest Raptor. Enquanto isso, a criação da Shana E-Sport permanece como um testemunho impressionante da paixão e habilidade da comunidade asiática de personalização de carros, que não hesita em empurrar os limites da excelência automotiva.
Em um mundo onde as estradas não são suficientes, as criações como o Ford Everest Raptor personalizado pela Shana E-Sport oferecem uma visão intrigante de como as empresas especializadas podem preencher os vazios deixados pelas montadoras, proporcionando aos entusiastas um gostinho da inovação e desempenho off-road.
O Ford Everest
Em 2003, o Ford Everest iniciou sua história com o lançamento da primeira geração como uma versão derivada da plataforma da picape Ford Ranger. Direcionado principalmente aos mercados da Ásia-Pacífico, o Everest foi um SUV familiar diferenciado. Ao longo dos anos, o modelo passou por atualizações e melhorias, consolidando sua presença em vários mercados globais.
A segunda geração do Ford Everest foi lançada em 2015, compartilhando a plataforma com a Ranger, mas com um design mais moderno e recursos aprimorados. Este SUV de médio porte oferece opções de motores diesel e gasolina, além de diversas tecnologias de segurança e entretenimento. Com sua capacidade de reboque, habilidades off-road e conforto interior, o Everest continuou a ser uma escolha popular.
Já a terceira geração acabou de chegar ao mercado juntamente com a nova Ford Ranger. A história do Ford Everest destaca a evolução do modelo ao longo do tempo, adaptando-se às necessidades.
Conclusão
Em um cenário onde a Ford ainda hesita em criar uma versão Raptor Everest, essa versão não oficial destaca-se de forma fascinante. A transformação única, inspirada na imponência da F-150 Raptor, destaca a capacidade das empresas especializadas em preencher lacunas deixadas pelas montadoras, proporcionando aos amantes de aventuras uma visão instigante de como impulsionar a excelência automotiva além dos limites tradicionais. No mundo onde as estradas não são suficientes, a criatividade asiática demonstra a possibilidade de atender aos desejos dos clientes e oferecer experiências automotivas exclusivas.
Acho que a Ford deve sim, ter essa versão apimentada, mas tem que ter um motorzão, a Shana Esport, não informa nessa matéria, mas acho que deve ter aí, alguma inovação