Acredite: O próximo Toyota Corolla GR pode não ser o que você espera

15

O Toyota GR Corolla já é um dos esportivos mais admirados da marca japonesa. Compacto, ágil e com uma pegada de carro de pista, o modelo conquistou os fãs de performance com o motor 1.6 turbo de três cilindros que entrega 300 cv. No entanto, tudo indica que a próxima geração vai ainda mais longe.

Projeção – Toyota Corolla GR

Novo coração para o esportivo

De acordo com um novo relatório, a Toyota prepara mudanças importantes no conjunto mecânico do GR Corolla. A marca pretende substituir o motor de três cilindros por um novo 2.0 turbo de quatro cilindros, revelado durante o Japan Mobility Show 2025.

Esse propulsor pode render até 400 cv, segundo Takashi Uehara, chefe de powertrain da Toyota. Além de oferecer mais potência, ele também promete funcionamento mais suave e custos de produção menores. O motor atual exige amortecedores e soluções extras para controlar vibrações, o que acaba aumentando a complexidade.

Mais eficiência, menos complicação

Por outro lado, o novo quatro-cilindros foi desenvolvido para unir eficiência e compacidade sem depender de peças caras ou ajustes especiais. Dessa forma, a Toyota busca manter o equilíbrio entre potência, confiabilidade e custo-benefício, fatores essenciais para manter o GR Corolla competitivo.

Além disso, a mudança representa um passo lógico para a marca, que vem ampliando o uso desse novo motor em futuros esportivos, como o Supra e o Celica. Assim, a Toyota consegue padronizar componentes e reduzir custos de desenvolvimento.

Compromisso com a esportividade

Mesmo adotando motores mais convencionais, a Toyota segue firme no compromisso com os entusiastas. Durante o evento no Japão, os executivos garantiram que o futuro da divisão GR está assegurado. A marca também confirmou que continuará produzindo motores a combustão, embora agora adaptados para combustíveis neutros em carbono.

Foto: Toyota

O diretor de tecnologia Hiroki Nakajima reforçou essa ideia ao afirmar que a Toyota “deve fabricar motores até o fim”. Essa fala reflete a visão de Akio Toyoda, defensor da emoção ao dirigir e da manutenção da identidade esportiva da marca.

O Toyota GR Corolla se prepara para um novo capítulo empolgante. Com o possível motor 2.0 turbo de 400 cv, o hot hatch deve combinar desempenho brutal com mais refinamento e praticidade. Assim, mesmo em tempos de eletrificação, a Toyota mostra que não vai abrir mão da emoção ao volante — apenas vai aprimorá-la.