A Ford está se preparando para apresentar, no dia 11 de agosto, sua nova plataforma compacta para veículos elétricos. E ao que tudo indica, o primeiro modelo a usar essa base será uma picape. Mas não qualquer picape: rumores indicam que ela pode se chamar Ranchero, nome clássico que fez história entre 1957 e 1979.

Apesar dos tropeços que outras marcas — incluindo a Tesla — enfrentaram ao tentar emplacar picapes elétricas nos Estados Unidos, a Ford parece seguir firme em seu plano. E com uma estratégia diferente: focar no segmento compacto, onde o uso é mais leve e voltado para o dia a dia urbano ou aventuras de fim de semana, sem a exigência de rebocar grandes cargas.

Um novo tipo de picape elétrica
O desempenho abaixo do esperado de modelos como o Chevrolet Silverado EV acendeu um alerta no mercado. Mesmo com boas autonomias, as vendas não acompanharam. Muitos especialistas apontam a perda de autonomia ao rebocar ou fazer trabalhos pesados como um dos grandes vilões. Mas, talvez, o problema seja mais profundo: o público tradicional de picapes ainda tem resistência aos elétricos.

A Ford, porém, aposta numa fórmula diferente. Uma espécie de Maverick elétrica, mais acessível e menos voltada ao trabalho pesado. A ideia é oferecer um veículo compacto, útil e versátil, que una o apelo lifestyle com uma pitada de utilidade — algo que faz muito sentido para um novo público.
Nome clássico pode voltar com força
No dia 5 de agosto, a Ford registrou nos EUA a marca “Ranchero” junto ao USPTO (escritório de patentes dos Estados Unidos). Isso reacendeu a memória de um nome que quase caiu no esquecimento, mas foi muito importante no passado.

O Ranchero original era um cupê-picape, ou “coupé utility”, derivado de carros de passeio com caçamba traseira. Além disso, seu sucesso foi tanto que inspirou a Chevrolet a criar o lendário El Camino. Agora, décadas depois, a Ford parece pronta para dar nova vida ao nome — e não faria sentido registrar a marca se não tivesse planos concretos para usá-la.
Desenvolvimento fora da caixa
Curiosamente, o projeto está sendo desenvolvido por uma equipe “skunkworks” — um grupo separado da estrutura tradicional da Ford, funcionando quase como uma startup independente. Essa abordagem mais ágil tem como missão criar soluções ousadas e inovadoras, fora do padrão da indústria.

Jim Farley, CEO da Ford, prometeu um verdadeiro “momento Modelo T” para o dia 11 de agosto — uma referência ao carro que revolucionou a indústria automobilística e também foi o primeiro modelo da marca a ser adaptado como picape.

Possível Volta
Portanto, a possível volta da Ranchero, agora como uma picape elétrica compacta, mostra que a Ford está pensando diferente. Em vez de tentar competir com picapes gigantes e pesadas, ela aposta num produto mais leve, urbano e prático — com forte apelo emocional ao resgatar um nome clássico.

Ainda é cedo para cravar como será o design ou o desempenho, mas uma coisa é certa: a estreia da nova plataforma elétrica da Ford promete agitar o mercado. Se a nova Ranchero realmente estiver a caminho, o segmento de picapes pode viver uma revolução silenciosa… e elétrica.