A GWM confirmou nesta terça-feira, em São Paulo, que a produção de seus carros no Brasil vai começar no dia 15 de agosto. A montagem ocorrerá na planta de Iracemápolis (SP) e seguirá o cronograma divulgado anteriormente. O primeiro modelo a sair da linha será o Haval H6, montado a partir de kits completamente desmontados.

Esse é o primeiro passo da operação industrial da marca no país. Ainda neste ano, a GWM pretende lançar mais cinco modelos: a picape Poer a diesel, o elétrico Wey, o Tank 400 e o SUV grandalhão Haval H9. Ao todo, serão seis lançamentos até dezembro, ampliando o portfólio da fabricante no mercado nacional.
Haval H6 inaugura produção nacional
A GWM vai iniciar a produção com as versões HEV, PHEV 19, PHEV 34 e GT do H6. Em seguida, a linha vai receber a picape Poer. Por fim, será a vez do Haval H9, que chegará com motor diesel de 184 cv.

Nesse primeiro momento, a fábrica contará com 500 funcionários operando em um único turno. No entanto, a marca já planeja abrir um segundo turno em 2026. A meta da GWM é produzir 30 mil unidades por ano até o final de 2026. Depois disso, a capacidade da planta pode chegar a 50 mil veículos por ano.
Marca atinge recorde de vendas em julho
Enquanto prepara o início da produção local, a GWM segue em alta nas concessionárias. Em julho, a marca vendeu 3.930 veículos no Brasil, superando as 3.217 unidades registradas em maio. Com isso, alcançou o maior volume mensal desde que iniciou suas atividades por aqui, em abril de 2023.

Grande parte desse desempenho veio da linha Haval, que sozinha respondeu por mais de 3,2 mil unidades vendidas no mês passado. O destaque ficou para o H6 HEV One, que, segundo Alexandre Oliveira — diretor de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM Brasil —, atraiu muitos consumidores por unir tecnologia, eficiência, exclusividade e preço competitivo.
Investimento mira capacitação e pós-venda
Para manter o ritmo de crescimento e garantir um bom atendimento ao cliente, a GWM está investindo pesado em estrutura e qualificação. Ao todo, a marca vai aplicar R$ 13,7 milhões no Brasil, com foco em treinamento e suporte técnico.

Desse total:
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R$ 1,5 milhão já modernizou o novo centro de treinamentos;
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R$ 4,5 milhões financiaram a capacitação de 641 profissionais da rede de concessionárias;
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E outros R$ 7,7 milhões devem ser investidos nos próximos anos, consolidando um dos maiores programas de formação do setor automotivo nacional.

Tecnologia e Inovação
Desse modo, com produção local, um calendário recheado de lançamentos e investimentos consistentes em qualificação, a GWM reforça seu compromisso com o Brasil. O recorde de vendas em julho mostra que a estratégia vem dando certo. Agora, com a fábrica de Iracemápolis operando, a marca deve ganhar ainda mais força entre os consumidores que buscam tecnologia, eficiência e inovação em seus próximos carros.