Bianco 1979 Faz uma Jornada Épica do Brasil aos Estados Unidos

0

O ano de 1979 marcou o ápice da produção automotiva brasileira, e entre os modelos icônicos dessa época, o Bianco S Series 2 se destaca como uma verdadeira joia. Em 2016 um exemplar desse cupê nacional teve uma jornada fascinante até os Estados Unidos, onde conquistou o coração dos americanos.

Bianco 1979

Uma Breve Visão Geral do Bianco S Series 2 de 1979

O Bianco S, projetado pelo designer brasileiro de carros de corrida, Toni Bianco, foi revelado ao mundo no Salão do Automóvel de São Paulo em 1976. Este cupê ostenta uma carroceria de plástico reforçado e fibra de vidro sobre a plataforma da Volkswagen. Equipado com subestruturas de segurança, incluindo barras de proteção e reforços em chapa metálica, o modelo Series 2 apresentou revisões cosméticas notáveis, como alterações na ventilação do motor, eliminação de aberturas no capô e melhor vedação.

Bianco – Uma Empresa Brasileira

A Bianco, uma empresa 100% nacional, ganhou destaque ao produzir carrocerias em plástico reforçado e fibra de vidro, utilizando mecânica e motores da Volkswagen. Seus carros eram o Bianco S (Bianco Furia) e o Bianco Tarpan; os modelos apresentavam linhas arrojadas e europeias.

Em 1978, a Bianco lançou o Bianco Série 2 no Salão Internacional do Automóvel de Nova York e foi bem aceita por lá. Porém, apesar do sucesso da empresa, a Bianco encerrou suas atividades em 1979 devido a desentendimentos entre os sócios.

Bianco 1979 – Do Brasil para os Estados Unidos

Ao desembarcar no estado de Nova Jersey em 2016 com apenas 35 mil quilômetros rodados no hodômetro para integrar uma coleção particular, esse carro brasileiro icônico acabou conquistando os americanos.

A paixão dos ianques pelo Bianco foi imediata, e ele acabou sendo exibido durante alguns anos em exposições regionais até ser vendido em 2019 para outro colecionador por US$ 29.250 (cerca de R$ 110 mil reais). Seu valor acabou sendo simbólico, pelo estado de perfeição do carro, tudo leva a crer que hoje ele vale bem mais que isso.

Design e Estilo

O exemplar em questão, com sua deslumbrante pintura dourada e detalhes em couro preto, destaca-se não apenas pela sua beleza atemporal, mas também pelos detalhes minuciosos. Rodas de liga leve de 14 polegadas, pintadas de preto com raios e aros polidos, adicionam um toque de sofisticação, complementadas pelos pneus Pirelli P400. Detalhes adicionais, como os faróis duplos redondos, marcadores laterais e lanternas traseiras provenientes da Opel, contribuem para a estética única do Bianco S.

Interior Impecável

Tapetes e forros de borracha na cor correspondente adicionam uma camada adicional de luxo. Equipado com uma série de comodidades, como volante em madeira, maçaneta de câmbio também em madeira, vidros elétricos e antena elétrica, o Bianco S oferece uma experiência de condução que combina estilo e conforto.

O velho tocador de cassetes Motoradio posicionado acima da alavanca de câmbio, acaba dando um toque nostálgico no Bianco S de 1979. Entretanto, esse tipo de sistema de som era considerado o que existia de mais moderno na época e proporcionava um ambiente com acústica refinada.

Desempenho

Sob o capô traseiro, encontramos o coração do Bianco S – um motor Volkswagen flat-four refrigerado a ar de 1.6L, equipado com carburadores duplos. A transmissão manual de quatro marchas completa o conjunto. Manutenções recentes, realizadas por um especialista da Volkswagen, incluíram trocas de fluidos e apertos de parafusos em toda a estrutura e suspensão. No entanto, o vendedor observa a presença de corrosão na parte inferior do veículo e em áreas dos tubos de escape.

Conclusão

Em resumo, o Bianco S de 1979 é uma peça da história automotiva brasileira, apesar de não ser tão popular, construiu uma bela história. Sua jornada, desde as coleções no Brasil até os Estados Unidos, adiciona uma camada extra de fascínio a este exemplar.

Com seu design marcante, interior luxuoso e desempenho confiável, são alguns dos atributos que tornam o Bianco S Series 2 uma escolha única para os entusiastas de carros clássicos.

Fotos: Bring a Trailer

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile