A terceira geração do Volkswagen Tiguan está confirmada para o mercado brasileiro em 2026. A novidade foi anunciada durante o encontro de fim de ano da marca com a imprensa. Como já acontece na Argentina e nos Estados Unidos, o SUV será produzido no México sobre a plataforma MQB Evo, o que facilita sua chegada ao país.

Design mais sofisticado e alinhado ao padrão global
O novo modelo segue a identidade mundial da Volkswagen e, ao mesmo tempo, entrega algumas diferenças em relação ao europeu. Ele usa a base do Tayron, porém adota mudanças visuais na dianteira, na lateral e na traseira. Além disso, o entre-eixos de 2,79 metros supera o do modelo europeu e tende a melhorar o espaço interno.
A versão R-Line aposta em um estilo mais esportivo, já que traz rodas de 19 polegadas, logotipos iluminados, faróis full-LED com tecnologia IQ.Light e lanternas com setas dinâmicas. Dessa forma, o pacote visual fica mais moderno e marcante.
Interior tecnológico e mais refinado
Por dentro, o SUV avança bastante. O painel digital de 10,25 polegadas se junta a uma central multimídia de até 15 polegadas, que oferece Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, o interior conta com ar-condicionado de três zonas, volante aquecido, bancos em couro sintético e um conjunto completo de assistências de condução.
Entre os itens disponíveis estão park assist, chave presencial, freio eletrônico, seis airbags, iluminação ambiente e teto panorâmico. No entanto, a nova geração deixa de oferecer a configuração para sete ocupantes, diferente do que ocorre no modelo atual vendido no país.
Motor e desempenho
Nos países vizinhos como Argentina e México, todas as versões utilizam o motor 1.4 TSI de 150 cv, sempre com câmbio DSG de sete marchas e tração dianteira. Por outro lado, o mercado norte-americano adota o motor 2.0 TSI de 204 cv, aliado a um câmbio automático de oito velocidades e opções de tração dianteira ou integral.
Enquanto isso, o Tiguan AllSpace vendido no Brasil segue com motor 2.0 turbo de 186 cv. Ainda não há confirmação sobre qual motorização será escolhida para o lançamento nacional, mas a expectativa cresce conforme a marca se aproxima da estreia.
Estratégia de eletrificação para a região
Além da confirmação do novo SUV, a Volkswagen reforçou que todos os veículos inéditos desenvolvidos e produzidos na América do Sul a partir de 2026 terão versões eletrificadas. A estratégia inclui sistemas híbridos leves, híbridos convencionais e híbridos plug-in. O primeiro híbrido flex da marca será fabricado na planta Anchieta com a plataforma MQB 37, o que marca um novo momento para a operação regional.
O novo Tiguan simboliza uma fase de renovação para a Volkswagen no Brasil. Ele chega com um conjunto mais moderno, mais tecnológico e mais alinhado à estratégia global da marca. Além disso, a eletrificação planejada para os próximos anos reforça o compromisso da montadora com eficiência e inovação. A motorização nacional ainda é um mistério, mas a confirmação do lançamento já coloca o SUV entre as principais novidades de 2026.