A linha 20 da Chevrolet chegou ao Brasil nos anos 80 trazendo um estilo contemporâneo e itens de conforto e acabamento mais refinado que acabaram conquistando o consumidor nacional. A D-20, com seu motor a diesel, era a principal estrela da série, que também incluía a C20 (gasolina) e a A20 (álcool). Esta caminhonete robusta e resistente tornou-se uma verdadeira máquina nas estradas brasileiras.
A D-20 Custom Deluxe 1989
Encontrar exemplares da Chevy D20 em perfeitas condições nos dias atuais não chega a ser tão difícil, mas os veículos resgatados por Reginaldo de Campinas são sempre impecáveis. Recentemente, o famoso caçador de relíquias automotivas encontrou um raro exemplar de uma D-20 Custom Deluxe 1989 em estado de 0 km, despertando muita nostalgia entre os entusiastas de automóveis clássicos.
A clássica caminhonete na cor azul, equipada com o tradicional motor Diesel Perkins, dispensa comentários. Trinta e cinco anos após sair da linha de montagem, ela ainda preserva sua essência e toda a originalidade. Apesar de não ser exatamente 0 km como outros veículos descobertos por Reginaldo, seu estado é imaculado.
Desempenho e Especificações Técnicas
A Chevrolet D-20 de 1989 apresenta uma aceleração razoável e sua velocidade máxima não é muito alta, mas sua eficiência e durabilidade sempre foram seus grandes diferenciais. A transmissão é manual, com um câmbio Clark CL2615 B de 5 marchas e tração traseira, acoplada a uma embreagem monodisco a seco.
O motor, de aspiração natural e alimentação por injeção indireta, possui 3871 cm³ de cilindrada e 4 cilindros em linha, identificado pelo código Perkins Q20B4. Este motor, instalado longitudinalmente na parte dianteira, oferece uma potência máxima de 86,4 cv a 2800 rpm e um torque máximo de 27 kgfm a 1600 rpm, com uma razão de compressão de 16:1. Assim, ele se destaca por uma potência específica de 22,3 cv/litro e um torque específico de 7,0 kgfm/litro.
Dimensões e Capacidade
Em termos de dimensões, o veículo mede 5080 mm de comprimento, 2000 mm de largura e 1780 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2920 mm e uma carga útil de 800 kg. O peso total é de 2190 kg e o porta-malas tem capacidade para 950 litros. O tanque de combustível comporta 88 litros e o vão livre do solo é de 220 mm. A direção conta com assistência hidráulica e o diâmetro mínimo de giro é de 13,5 metros.
A suspensão dianteira é independente, com braços sobrepostos e feixe de molas semielípticas, enquanto a traseira utiliza um eixo rígido. Entretanto, os freios dianteiros são de disco ventilado e os traseiros são de tambor.
Autonomia e Consumo
Em termos de autonomia, o veículo pode percorrer 977 km em rodovias e 854 km em áreas urbanas. Além disso, o consumo de combustível é de 11,1 km/l em rodovias e 9,7 km/l em áreas urbanas, o que o torna uma opção eficiente tanto para viagens longas quanto para o uso diário na cidade.
A Série 20 da Chevrolet
A Chevrolet D-20, junto com a Série 20, surgiu em 1985, trazendo um novo design que também foi compartilhado com as novas C10 e A10. O mercado de utilitários era acirradamente disputado entre a Ford e a Chevrolet, e a Série 10 já demonstrava sinais de cansaço perante a série de utilitários “F” da Ford. Em 1996, as pickups da Série 20, incluindo a D-20, foram descontinuadas para ceder lugar à Silverado, que apresentava um design mais moderno para a época. No entanto, a D-20 ainda é lembrada com carinho pelos entusiastas de carros clássicos.
Conclusão
A Chevy D-20 Custom Deluxe 1989 é um clássico que continua a encantar os amantes de veículos robustos e duráveis. A preservação de sua originalidade ao longo de 35 anos é um testemunho de sua construção de alta qualidade e design atemporal. Dessa forma, exemplares como o resgatado por Reginaldo de Campinas são verdadeiras joias que nos permitem reviver a história e apreciar a evolução dos automóveis.