Clássico VW Gol 1.0 Desafia o Tempo e Preserva Originalidade

0
7100

Durante anos, o VW Gol reinou de forma absoluta no Brasil e, mesmo após sair de linha, ele segue despertando nostalgia e saudades. Há pouco tempo, o caçador de raridades automotivas Reginaldo de Campinas apresentou a seus seguidores um magnífico exemplar do ano 2000, com impressionantes 18 mil quilômetros rodados.

VW Gol 2000 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Gol 2000 / Foto: Reginaldo de Campinas

Uma Cápsula do Tempo

O carro, que saiu da linha de montagem da Volkswagen há 24 anos, ainda preserva todos os aspectos originais de fábrica. Na cor azul, com câmbio manual e motor 1.0 turbo de 16v, o clássico é uma verdadeira cápsula do tempo.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Pneus, interior e todos os acessórios seguem intactos e muito bem preservados. Dessa forma, o veículo, que ficou na garagem do Reginaldo de Campinas até meados do ano passado, encanta com sua aparência e pelo magnífico estado de conservação. Portanto, este VW Gol 1.0 turbo de 16v é um exemplo de como um carro pode ser mantido em condições impecáveis ao longo das décadas.

VW Gol 2000 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Gol 2000 / Foto: Reginaldo de Campinas

História e Desempenho

Lançado em 1980, em seus 42 anos de história, o VW Gol foi um dos carros mais icônicos de todos os tempos. A versão 1.0 turbo de 16v do ano 2000 era conhecida por um desempenho espetacular.

VW Gol 2000 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Gol 2000 / Foto: Reginaldo de Campinas

O motor turbo de 16 válvulas proporcionava uma performance robusta e eficiente, destacando-se entre os modelos populares da época. A combinação de potência e economia fez com que o VW Gol 1.0 turbo de 16v ganhasse um lugar especial no coração dos entusiastas automotivos.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Além disso, o VW Gol sempre foi sinônimo de confiabilidade e versatilidade, características que o tornaram o preferido dos brasileiros por décadas. Sua robustez e simplicidade mecânica permitiram que ele atravessasse gerações, mantendo-se relevante e desejado até os dias de hoje. Assim, ao sair de linha no final de 2022, o carro deixou para trás uma das mais magnificas histórias de sucesso na indústria automotiva nacional.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Especificações

O VW Gol 1.0 16V Turbo 2000 foi um dos primeiros carros 1.0 turbo produzidos no Brasil. Equipado com um motor dianteiro, longitudinal, de quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, ele possui uma cilindrada de 999 cm³ e uma taxa de compressão de 8,5:1. Esse motor entrega uma potência de 112 cv a 5.500 rpm, resultando em uma potência específica de 112,11 cv por litro. Ademais, o torque máximo é de 15,8 kgfm a 2.000 rpm, proporcionando uma condução ágil e responsiva.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

No que diz respeito ao desempenho, o Gol 1.0 Turbo atinge uma velocidade máxima de 190 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. A transmissão é mecânica de cinco marchas, com tração dianteira.

Os pneus têm as dimensões 185/60 R14, e as rodas são 6J x 14. Em termos de dimensões, o Gol 1.0 Turbo mede 3.883 mm de comprimento, 1.621 mm de largura, 1.415 mm de altura, e possui um entre-eixos de 2.468 mm. O peso total é de 1.016 kg. O porta-malas oferece uma capacidade de 296 litros, enquanto o tanque de combustível comporta 51 litros.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

O consumo de combustível do clássico carro da VW é bem aceitável para a época. Portanto, ele tinha um consumo de 7,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, tornando-o eficiente para um veículo com essas características.

Os equipamentos de série incluem ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, rádio com CD player, bancos revestidos em tecido e faróis de neblina.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Conclusão

O VW Gol 1.0 turbo de 16v do ano 2000 apresentado por Reginaldo de Campinas é um exemplo perfeito de como um clássico pode desafiar o tempo e preservar sua originalidade. Este veículo não é apenas uma lembrança de uma era passada, mas também um testemunho da engenharia e design que marcaram a história automotiva no Brasil. Entretanto, o estado de conservação impecável deste exemplar específico nos faz lembrar por que o VW Gol continua a ser amado e admirado, mesmo após tantos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui