A nova Fiat Titano já se destaca como uma das pickups mais esperadas do Brasil nos últimos anos. Com a recente divulgação dos preços no exterior, especialmente na Argélia, país onde ela acaba de ser lançada, a expectativa cresce em relação à sua posição no nosso mercado.
Preços e Especificações
No mercado argelino, a Titano surpreende ao apresentar algumas versões com valores inferiores aos da conhecida Chevy Montana no Brasil. A versão de entrada, com cabine simples, é vendida por 3.489.000 Dinar Argelino (aproximadamente R$ 128.696,00 reais na cotação atual), enquanto a versão Volcano, considerada a topo de linha, tem um preço de 4.289.000 Dinar Argelino (cerca de R$ 149.721,00 reais). Esses preços competitivos geram expectativas de que, mesmo considerando a carga tributária brasileira, a Titano chegará com valores atrativos e desafiadores para a concorrência.
Equipamentos de Série e Segurança
Todas as versões da Titano na Argélia oferecem uma lista interessante de equipamentos de série. Desde freios ABS com EBD até controles eletrônicos de tração e estabilidade, a Titano garante uma condução segura e confortável. Itens como airbags frontais, regulador de limite de velocidade, fixação Isofix para cadeirinhas infantis e volante multifuncional destacam o compromisso da Fiat com a segurança e comodidade dos ocupantes.
A versão Volcano eleva ainda mais o padrão, incorporando airbags laterais, sensor de pressão dos pneus, bloqueio eletrônico do diferencial, volante revestido em couro, ar-condicionado automático de duas zonas e uma central multimídia com tela de 10 polegadas. Detalhes interiores em prata e black piano, faróis e lanternas em LED proporcionam um toque de sofisticação que destaca a Titano no segmento.
Dimensões e Desempenho
Em termos de dimensões, a Titano apresenta um porte imponente com 5.331 mm de comprimento, 1.835-1.877 mm de altura, 1.925 mm de largura e 3.180 mm de distância entre-eixos. Entretanto, com uma altura em relação ao solo de 23,5 centímetros e uma capacidade de carga na caçamba variando de 1.020 a 1.100 kg, a Titano se destaca como uma pickup robusta e versátil.
Sob o capô, a versão brasileira contará com o motor 2.2 BlueHDI Turbo Diesel de 200 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque. Disponível em versões manual e automática, com 6 velocidades, a Titano oferece opções para diferentes preferências de condução. A versão Endurance estará disponível com câmbio manual de seis marchas, enquanto as opções Volcano e Ranch contarão com transmissão automática de seis marchas.
Confronto com a Concorrência
Ao analisar a Titano em comparação com suas rivais, é evidente que a Toyota Hilux e a Chevrolet S10 precisarão ficar atentas. Nesse sentido, a Titano chega ao mercado brasileiro com uma proposta ousada, e sua relação peso-potência pode se tornar um diferencial significativo, especialmente considerando o preço competitivo esperado.
Fiat Titano Versão Volcano 4X4
A versão Volcano 4×4 da Titano oferece uma experiência de condução elevada, repleta de conforto e tecnologia. Além disso, com um computador de bordo com display em tela colorida de 4,2 polegadas, volante em couro multifuncional ajustável, ar-condicionado elétrico de duas zonas e um sistema de áudio Fiat com tela HD de 10 polegadas, a Titano Volcano proporciona uma experiência premium.
Faróis de neblina com função Corner Light, maçanetas das portas na cor da carroceria, rodas de liga leve Diamond de 18 polegadas e uma série de outros detalhes, como para-choque na cor da carroceria, reforçam o design sofisticado e moderno da Titano Volcano.
Interior e Conforto:
- Computador de bordo com display em tela colorida de 4,2 polegadas.
- Volante em couro multifuncional, ajustável em altura e profundidade.
- Ar-condicionado elétrico de duas zonas.
- Rádio Fiat com tela HD de 10 polegadas, Bluetooth, 6 alto-falantes e 3 entradas USB.
- Retrovisores exteriores eletricamente rebatíveis.
- Banco traseiro rebatível 60/40 com assistência e encosto.
Exterior:
- Faróis de neblina com função Corner Light.
- Maçanetas das portas na cor da carroceria.
- Estepe (sob a caçamba).
- Ajuste da caçamba e tomada de 12V à prova d’água.
- Rodas de liga leve Diamond de 18 polegadas.
- Faróis de cruzamento e DRL (luzes diurnas) em LED.
- Lanternas traseiras com assinatura “C” em LED.
- Para-choque na cor da carroceria.
Segurança:
- ABS, ESP com Hill Assist e auxílio de descida.
- Sistema de controle de tração (TCS).
- Assistência de frenagem de emergência (EBD + PBA).
- Função antideslizamento do reboque (TSA).
- Airbags frontais para motorista e passageiro.
- Airbags laterais.
- Controlador e limitador de velocidade.
- Sensor de estacionamento traseiro (4 sensores) com câmera de ré HD.
- Bloqueio diferencial eletrônico ‘e-locker’.
Segurança
A Fiat Titano não compromete quando se trata de segurança. Além disso, equipada com ABS, ESP com Hill Assist e auxílio de descida, sistema de controle de tração, assistência de frenagem de emergência, airbags frontais e laterais, a Titano garante a proteção dos ocupantes em diversas situações. O sistema de sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré HD e o bloqueio diferencial eletrônico ‘e-locker’ adicionam uma camada extra de segurança e praticidade ao dirigir.
Conclusão
A Fiat Titano surge como uma opção interessante para os consumidores brasileiros que buscam uma pickup com design moderno, tecnologia, desempenho e preços competitivos. Com a promessa de desafiar as convenções do mercado, a Titano pode impactar no segmento. À medida que aguardamos sua chegada ao Brasil, fica claro que a Titano está pronta para buscar o seu espaço.
Parece mais que irá competir com um categoria a cima da montanha até pelo motor 2.2 turbo que duvido que chegue aqui.
Chegar aqui vai chegar com certeza! O problema vai ser o preço!!!
200 a mais simples e 290k a mais Top. E vai ter fila de espera… Brasileiro aceita qq coisa.
Suspenção traseira e mola aspiral ou fecho de MOLAS
A Hilux vende lá na Argélia. Com versões bem parecidas com as nossas, para comparar os preços seria uma boa.
Só não gostei do visual extremamente comum, nem parece uma FIAT. E o modelo original chinês já ganhou uma restilização, ficando bem mais inovadora.