A Toyota está trabalhando em um projeto ambicioso e inovador: uma pickup monobloco derivada do popular Corolla Cross. Com estreia prevista para o primeiro semestre de 2026, essa nova picape que ainda não tem um nome definido, promete trazer a confiabilidade e a tecnologia que já são marcas registradas da Toyota, com algumas novidades empolgantes.
Design Inspirado no Corolla Cross
O time de designers do Planet Cars já imaginou digitalmente como poderia ser essa nova pickup Corolla Cross. Embora ainda existam muito mistério em torno do novo modelo, especula-se que ele utilizará a plataforma TNGA, a mesma que suporta o Corolla Cross. Isso significa que será um veículo monobloco, o que pode proporcionar uma dirigibilidade mais confortável e eficiente.
Visualmente, a picape deve incorporar elementos do SUV, como os para-lamas dianteiros, capô, portas dianteiras e estampagens das laterais. No entanto, o design final pode apresentar diferenças significativas para atender às necessidades específicas de uma picape.
Interior Moderno e Funcional
O interior da picape também receberá atualizações notáveis. O freio de estacionamento, por exemplo, será eletrônico com função Auto Hold, substituindo o acionamento tradicional pelo pé. Os bancos, forrações de porta e painel serão exclusivos para este modelo, prometendo um ambiente interno confortável e sofisticado.
Segurança de Ponta
A pickup Toyota Corolla Cross manterá o elevado padrão de segurança do SUV. Equipamentos como seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sistema de fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis serão de série. Além disso, a picape virá com o pacote Toyota Safety Sense, que inclui sistemas avançados como Pré-Colisão Frontal (PCS), Alerta de Mudança de Faixa (LDA) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).
Dimensões e Desempenho
Em termos de tamanho, a nova picape terá dimensões ligeiramente maiores que o Corolla Cross, com um entre-eixos de aproximadamente 2,80 metros. Essa característica deve contribuir para um maior espaço interno e uma capacidade de carga mais robusta. Consequentemente, ela será uma opção atraente para quem busca versatilidade e conforto.
As versões de entrada da picape estarão equipadas com o motor 2.0 Dynamic Force Flex, o mesmo dos modelos Corolla e Corolla Cross. Esse motor entrega 176 cv de potência máxima a 6.600 rpm com etanol e 169 cv a 6.600 rpm com gasolina, ambos com torque máximo de 21,4 kgf.m a 4.400 rpm. A transmissão será do tipo CVT que simula 10 marchas. Além disso, a picape promete desempenho eficiente e robustez.
Para as versões mais caras, a Toyota oferecerá um sistema híbrido inédito, composto por um motor 2.5 a gasolina combinado com dois motores elétricos. Essa configuração é semelhante à do RAV4 Hybrid, mas com a adição da tecnologia Flex e sendo híbrido plug-in. O motor térmico gera 178 cv de potência a 5.700 rpm e torque de 22,5 kgfm a 3.600 rpm, enquanto o motor elétrico adiciona 120 cv e 20,6 kgfm de torque, resultando em uma potência combinada de 222 cv.
Conceito EPU
Em outubro, a Toyota apresentou no Salão de Tóquio um conceito de picape chamado EPU. Com 5,07 metros de comprimento, este protótipo é 5 cm maior que a Ram Rampage e foi projetado como um veículo elétrico. Embora o conceito EPU não seja híbrido, ele reflete o compromisso da Toyota em explorar novas fronteiras na mobilidade sustentável.
Conclusão
A futura picape monobloco derivada do Corolla Cross representa um passo significativo para a Toyota no segmento de utilitários. Combinando a confiabilidade e tecnologia do Corolla Cross com inovações específicas para o mercado de picapes, a Toyota está preparada para oferecer um veículo que atenderá às expectativas tanto dos entusiastas da marca quanto dos consumidores que buscam um utilitário versátil e eficiente. Assim, com lançamento previsto para 2026, essa nova picape promete ser uma adição interessante ao portfólio da Toyota.