A Volkswagen entrou na fase final de um dos projetos mais esperados de sua linha nacional. A marca vai iniciar, em janeiro, os testes de produção da nova picape intermediária, conhecida internamente como projeto Udara. O modelo será fabricado em São José dos Pinhais (PR), na mesma unidade onde nascem o T-Cross e o Virtus.

Uma nova rival para a Toro
Com visual moderno, cabine dupla e tração integral, a futura picape — que deve chegar ao mercado com o nome Tarok — promete disputar espaço com Fiat Toro e Renault Oroch. A Volkswagen quer oferecer um utilitário leve com pegada urbana, mas capaz de encarar o uso no trabalho.
O modelo, que apareceu como conceito em 2018, está praticamente pronto. Ele deve ser uma das principais atrações do Salão do Automóvel deste ano, com design jovem e interior inspirado nos SUVs da marca. Assim, a Tarok pode marcar o início de uma nova fase para a Volkswagen no segmento.
Produção em ritmo acelerado
Os testes na linha de montagem estão marcados para a quarta semana de janeiro, o que representa um avanço importante no cronograma. Desde julho, a fábrica passa por adaptações para receber a picape, e o trabalho deve ser concluído até dezembro.
Durante o recesso de fim de ano, entre 23 de dezembro e 12 de janeiro, os técnicos da montadora farão ajustes finais nos equipamentos, principalmente na área de armação da carroceria traseira. Essa fase, chamada de produção piloto, serve para testar o desempenho da linha com os novos componentes e processos.
Embora a Volkswagen ainda não tenha divulgado uma data para o início da produção em série, fontes ligadas à unidade indicam que a fabricação deve começar em 2026.
Entre Saveiro e Amarok
A nova picape vai ocupar um espaço intermediário entre a Saveiro e a Amarok, atendendo a um público que busca versatilidade e custo-benefício. Com esse modelo, a Volks quer preencher uma lacuna que existe há anos em seu portfólio.
Mesmo assim, a marca adota cautela. Em comunicado, afirmou apenas que “não comenta temas estratégicos futuros”, sem revelar detalhes sobre o projeto ou o nome definitivo.
Com a linha de São José dos Pinhais prestes a receber o novo modelo, a Volkswagen mostra que pretende entrar de vez na disputa das picapes monobloco. Se mantiver o que promete, a futura Tarok pode se tornar uma das principais estreias de 2026 — e uma forte candidata a rivalizar com a consagrada Fiat Toro.




