E agora Jeep Compass? Novo EX5 chega com preço acessível e muita qualidade

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Depois de um passado conturbado por aqui, a Geely está de volta ao Brasil com uma abordagem bem mais ambiciosa. Em parceria com a Renault, a marca chinesa estreia seu primeiro modelo nesta nova fase: o Geely EX5, um SUV elétrico de porte médio que chega para disputar espaço em um dos segmentos mais acirrados do mercado. E o melhor: com preços agressivos e muita tecnologia embarcada.

Geely EX5

Geely EX5: versões, preços e proposta

O EX5 será vendido em duas versões: Pro, por R$ 205.800, e Max, por R$ 225.800. Essa faixa de preço coloca o SUV para competir não só com outros modelos elétricos, mas também com versões topo de linha de SUVs compactos a combustão, como o Honda HR-V e o Nissan Kicks.

Geely EX5

Com 4,61 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, o EX5 oferece um bom espaço interno — inclusive para passageiros altos no banco traseiro. O destaque vai para o assoalho totalmente plano, típico dos elétricos, que contribui para a sensação de amplitude.

Geely EX5

Interior espaçoso, acabamento de qualidade e central moderna

Por dentro, o EX5 aposta em um visual sóbrio, com materiais bem escolhidos, como couro sintético, superfícies macias ao toque e detalhes que imitam madeira prateada. O destaque do painel é a central multimídia de 15,4 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A interface é ágil, com boa resolução e comandos intuitivos.

Geely EX5

Outro ponto positivo é a quantidade de porta-objetos, incluindo uma gaveta de 14 litros sob o banco traseiro — aproveitamento inteligente graças à bateria plana.

Geely EX5

No pacote de tecnologias, o EX5 Max inclui ainda head-up display, som premium com 16 alto-falantes, teto solar panorâmico, bancos com massageador, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática e assistente de faixa.

Como anda o novo SUV elétrico da Geely

Sob o capô (ou melhor, no eixo dianteiro), o EX5 traz um motor elétrico de 218 cv e 32,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 60,2 kWh. A autonomia varia de acordo com a versão:

  • EX5 Pro: 413 km (Inmetro)

  • EX5 Max: 349 km (Inmetro)

A queda de autonomia na versão mais cara se explica pelos recursos eletrônicos adicionais, que consomem mais energia — como o sistema de massagem dos bancos e o teto solar.

Geely EX5

A recarga também segue o padrão do segmento:

  • AC (lenta): 10% a 100% em cerca de 6 horas

  • DC (rápida): 30% a 80% em 20 minutos com carregador de 100 kW

Na prática, o EX5 entrega uma condução confortável e silenciosa, com boa estabilidade em curvas e suspensão bem acertada, fruto, talvez, da influência da Volvo, marca que pertence à Geely desde 2010. A aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos garante desempenho acima da média, embora sem aquele “soco” típico de elétricos mais potentes.

Uma nova chance para a Geely

Dessa vez, a estratégia da Geely está bem mais estruturada. A operação será feita em conjunto com a Renault, que cuida das vendas e também cede sua fábrica no Paraná para possíveis produções locais. Ainda que as lojas mantenham espaços separados, a parceria pode ser o empurrão que faltava para consolidar a marca chinesa no Brasil.

Geely EX5

A proposta do EX5 é interessante: visual discreto, bom acabamento, tecnologia de sobra e preço competitivo. E apesar de alguns deslizes (como o ar-condicionado que simula duas zonas, mas é só uma), a primeira impressão é positiva.

Considerações finais

O Geely EX5 não promete reinventar o segmento, mas entrega muito pelo que cobra. Seu pacote de equipamentos é vasto, o interior é bem executado, a experiência de condução é agradável e o preço é convidativo — especialmente frente aos rivais elétricos e híbridos mais caros.

Se o Compass tem motivos para se preocupar? Talvez sim. Principalmente com um rival que oferece mais espaço, tecnologia de ponta e uma rede de suporte que agora conta com a expertise da Renault.

A Geely está longe de repetir os tropeços do passado e, pelo visto, merece mesmo essa segunda chance. Resta saber se o consumidor brasileiro vai abraçar essa nova fase da marca.