Quando a nova Ford Ranger chegou ao mercado brasileiro, muitos especialistas e consumidores acreditavam que a missão da picape seria árdua: superar a icônica Chevrolet S10. Contudo, pouco mais de 12 meses após o lançamento da nova geração da Ranger, os resultados mostram que a picape da Ford não só conseguiu desbancar a S10, como também se posiciona como uma ameaça real ao reinado da Toyota Hilux, líder absoluta do segmento por anos.
A Ascensão da Ranger no Mercado Brasileiro
A Ford Ranger, produzida na Argentina, vem se destacando cada vez mais no mercado nacional. A picape conseguiu abrir uma vantagem significativa em relação à Chevrolet S10. Apesar de uma recente atualização, a tradicional pickup da Chevrolet não conseguiu manter o mesmo ritmo de vendas.
De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a Ranger registrou 2.685 unidades emplacadas apenas no último mês, acumulando 15.450 unidades vendidas no ano de 2024.
Além dos números expressivos, a Ford Ranger se destaca pela variedade de versões disponíveis no Brasil. Atualmente, a nova Ranger é vendida em seis configurações diferentes: XL 2.0 4×4 MT, XLS 2.0 4X4 AT, XLS 3.0 V6 4WD AT, XLT 3.0 V6 4WD AT, Limited 3.0 V6 4WD AT e Limited V6 4WD AT mais Kit Opcional. Todas as versões são equipadas com motores a diesel, oferecendo opções para diferentes perfis de compradores. Os preços variam de R$ 244.990 a R$ 351.990, o que coloca a Ranger como uma das picapes mais competitivas do mercado.
A S10 Perde Terreno
Apesar de seus esforços, a Chevrolet S10 vem enfrentando dificuldades para manter sua posição no mercado. Em julho, foram emplacadas 1.993 unidades da S10, somando um total de 14.352 unidades vendidas no ano. Esses números colocam a S10 na sétima posição geral entre os veículos comerciais leves, mas ainda atrás da Ford Ranger no segmento de picapes médias.
Hilux: A Líder Começa a se Preocupar?
A Toyota Hilux, por sua vez, continua como a líder indiscutível do mercado. Em julho, a picape japonesa registrou 4.760 unidades vendidas, acumulando 27.044 unidades ao longo de 2024. A diferença em relação à Ranger ainda é considerável – 11.594 unidades a mais – mas a proximidade cada vez maior da concorrente da Ford acende um sinal de alerta para a Toyota.
Embora a liderança da Hilux ainda pareça inabalável, a necessidade de uma nova geração é evidente. A picape, que já conquistou a confiança e a preferência do mercado, começa a sentir o peso da idade, especialmente diante da modernidade e qualidade oferecidas pela nova Ranger.
A Trajetória da Ranger em nosso mercado
A Ford Ranger estreou no Brasil em 1994, na sua segunda geração, e desde então tem sido uma opção atrativa no mercado. Originalmente lançada nos Estados Unidos em 1982 como uma picape compacta, a Ranger expandiu sua presença para diversos países da América do Sul, sendo produzida na Argentina para atender mercados como Brasil, Chile, Peru e México.
A mais recente versão da Ranger, lançada em 2024, marca a quinta geração do modelo e é equipada com um motor 2.0 turbodiesel. Combinando desempenho, luxo e tecnologia, a Ford busca estabelecer um novo padrão no segmento de picapes médias, oferecendo uma experiência que alia força e sofisticação. Por fim, com essas inovações, a Ford consolida sua posição de destaque ao redefinir o conceito de picape média para o mercado atual.
Conclusão
A nova Ford Ranger não apenas superou a S10, como também se aproxima perigosamente da Toyota Hilux. Embora ainda seja cedo para imaginar uma mudança na liderança do segmento, o desempenho da Ranger mostra que a Ford está determinada a conquistar seu espaço. Com isso, a Toyota precisa se mover rapidamente, pois a Hilux, apesar de sua liderança, nunca esteve tão ameaçada como agora.
Pra ficar melhor só falta vir com 4 rodas atrás, aí ela entra no mercado rasteiro chutando a porta do mercado das máxi pick-up’s