Quando lançou o Tera em junho, a Volkswagen foi ousada ao afirmar que o SUV teria tudo para se tornar um best-seller, seguindo a trilha de sucessos históricos como Fusca e Gol. Agora, três meses depois, os números mostram que a estratégia começa a dar resultado.

A virada em setembro
De acordo com dados da Fenabrave, entre 1º e 21 de setembro o Tera emplacou 4.092 unidades, contra 2.460 do Fiat Pulse. A diferença representa uma vantagem de 67% para o SUV da Volks, que superou o rival pela primeira vez desde sua chegada às concessionárias em 5 de junho.
Com isso, o desempenho levou o Tera ao 6º lugar geral de vendas no Brasil, atrás apenas de Volkswagen Polo, Hyundai HB20, Fiat Argo, Toyota Corolla Cross e Chevrolet Onix. Já o Pulse, por sua vez, caiu para a 20ª posição, o que mostra claramente uma mudança de rumo na disputa entre os SUVs compactos.
Histórico da disputa
O comparativo dos últimos meses ajuda a entender melhor a evolução:
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Junho: Tera (2.555) x Pulse (3.823)
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Julho: Tera (3.244) x Pulse (4.836)
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Agosto: Tera (4.157) x Pulse (4.282)
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Setembro (até dia 21): Tera (4.092) x Pulse (2.460)
Nos três primeiros meses, o modelo da Fiat manteve vantagem. Entretanto, setembro marcou a primeira ultrapassagem do Tera, reforçando sua rápida ascensão no mercado. Dessa forma, a disputa pelo público parece ter mudado de direção.
O que a Volkswagen prometeu
O Tera é o quinto lançamento dentro da ofensiva de 17 novos produtos que a Volkswagen planeja até 2028. Como foi desenvolvido no Brasil e é produzido em Taubaté (SP), ele também terá presença global, já que será vendido em mais de 20 países.
Além disso, segundo Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil, o SUV nasceu com a responsabilidade de se tornar um ícone da marca. A promessa se apoia em design moderno, segurança em todas as versões e tecnologia embarcada, incluindo a IA by Volks.
Versões e preços
O SUV é vendido em quatro versões — MPI, TSI, Comfort e High —, com preços que variam de R$ 105.890 a R$ 141.890.
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A versão de entrada MPI aposta no preço competitivo e câmbio manual.
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Já a opção TSI entrega motor turbo e possibilidade de câmbio automático.
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Enquanto isso, o modelo Comfort adiciona mais itens de conveniência.
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Por fim, a High é a mais equipada, com pacote tecnológico e acabamento superior.
Assim, a marca conseguiu montar uma linha variada que atende diferentes perfis de clientes.
Motorização e posicionamento
São duas opções de motor:
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1.0 MPI de 84 cv, com câmbio manual de cinco marchas.
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1.0 170 TSI de 116 cv, acoplado a câmbio manual ou automático de seis marchas.
No posicionamento, o SUV fica estrategicamente entre Polo e T-Cross, oferecendo mais espaço e características de utilitário, sem chegar ao patamar de preço do modelo maior. Portanto, é uma aposta clara da Volkswagen para ampliar sua presença no segmento compacto, capturando clientes que buscam conforto e tecnologia a preços mais acessíveis.
O Volkswagen Tera chegou com a promessa de se tornar um dos carros mais importantes da marca. Em apenas três meses, já mostrou força suficiente para ultrapassar seu principal rival, o Fiat Pulse. Com preços competitivos, versões variadas e bom posicionamento de mercado, o SUV tem potencial para consolidar seu espaço entre os mais vendidos do Brasil. Dessa maneira, pode até repetir a trajetória de ícones como Gol e Fusca.