O mercado de picapes no Brasil está mais aquecido do que nunca, e o mês de outubro trouxe números que podem indicar uma possível mudança de liderança entre as picapes médias. Será que a Toyota Hilux está prestes a perder sua posição de destaque para a nova Ford Ranger? Vamos explorar os detalhes desse cenário e entender como as montadoras estão se saindo nessa disputa acirrada.
O mercado de picapes em outubro de 2024
O setor de picapes fechou o mês de outubro com um total de 47.421 unidades emplacadas, de acordo com os dados divulgados pela Fenabrave. Esse número impressionante representou quase 19% de todos os veículos vendidos no país durante o período, e um crescimento significativo de 22,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, que registrou 38.682 unidades.
Na comparação com setembro deste ano, que teve 44.637 emplacamentos, o crescimento foi mais tímido, mas ainda relevante, com um aumento de 6,2%. Esses dados mostram que o segmento de picapes continua forte e em expansão, atraindo cada vez mais consumidores.
Fiat Strada e VW Saveiro: Destaques no topo
No segmento de picapes pequenas, a Fiat Strada segue imbatível. Com 14.641 unidades emplacadas, o modelo atingiu seu segundo melhor resultado histórico, consolidando sua liderança. A VW Saveiro, por sua vez, também teve um desempenho surpreendente, registrando 5.621 unidades — sua melhor marca desde julho de 2015.
Esses números mostram que as picapes menores continuam sendo uma escolha popular entre os brasileiros, especialmente para uso urbano e pequenas cargas.
Segmento intermediário: Fiat Toro e a ascensão da Rampage
Entre as picapes intermediárias, a Fiat Toro manteve sua liderança com 5.438 unidades, quase o dobro da Chevrolet Montana (2.837 unidades). Em terceiro lugar, a Ram Rampage segue firme com 2.370 emplacamentos, enquanto a Renault Oroch ficou na quarta posição com 1.170 unidades.
Embora a Ford Maverick tenha registrado um aumento expressivo nas vendas em relação ao ano passado, com 382 unidades, ainda não conseguiu sair da última posição entre as intermediárias.
Picapes médias: Ford Ranger encosta na Hilux
Agora, chegamos ao segmento que está roubando a cena. A Toyota Hilux, que tradicionalmente lidera entre as picapes médias, registrou 4.736 unidades em outubro. No entanto, o destaque foi a nova Ford Ranger, que bateu um recorde histórico no Brasil com 3.817 unidades, superando suas 3.026 vendas de junho.
Com esse desempenho, a Ford Ranger está se aproximando perigosamente da Hilux, que pela primeira vez em muito tempo começa a sentir uma concorrência direta. Em terceiro lugar, a Chevrolet S10 manteve suas 2.660 unidades, enquanto a VW Amarok subiu para a quarta posição com 1.141 unidades, seu melhor resultado desde 2021.
Uma surpresa foi a Fiat Titano, que entrou pela primeira vez no top 5 com 795 unidades, superando a Mitsubishi L200 (784 unidades) e a Nissan Frontier (344 unidades).
Picapes grandes: Ram mantém a liderança
No segmento das picapes maiores, a Ram continua liderando com a dobradinha da 2500 (215 unidades) e da 3500 (160 unidades). A Chevrolet Silverado seguiu firme no pódio com 84 unidades, deixando a Ram 1500 (49 unidades) e a Ford F-150 (42 unidades) nas posições seguintes.
Mesmo com um crescimento discreto, a Ford F-150 teve seu melhor desempenho desde maio, mostrando que ainda há espaço para crescimento nesse nicho.
Conclusão: Hilux em risco?
O mercado de picapes está mais competitivo do que nunca, com novas opções e atualizações constantes. A Ford Ranger vem se destacando e se aproximando da liderança, até então dominada pela Toyota Hilux. Se o ritmo de crescimento da Ranger se mantiver, não seria surpresa vê-la ultrapassando a Hilux nos próximos meses.
A disputa está apenas começando, e os consumidores saem ganhando com essa concorrência acirrada, que promete trazer ainda mais inovação, tecnologia e melhores condições de compra. Será que estamos prestes a ver uma nova líder no mercado de picapes médias? Acompanhe para mais atualizações!