Ford Landau 1976: Um Clássico Impecável em Estado Original

0

O Ford Landau foi um dos carros mais icônicos do Brasil nos anos 70 e 80, sinônimo de luxo e elegância. Este sedã luxuoso desfilava majestoso pelas ruas, atraindo olhares por onde passava.

Ford Landau 1976 / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford Landau 1976 / Foto: Reginaldo de Campinas

Um Exemplar Incrível Encontrado por Reginaldo de Campinas

O renomado caçador de raridades, Reginaldo de Campinas, descobriu um exemplar impecável desse clássico: um Ford Landau Série Prata de 1976, com apenas 56 mil quilômetros rodados. Igualmente, a descoberta adiciona mais uma peça valiosa à sua coleção notável.

Ford Landau 1976 / Foto: Reginaldo de Campinas

Este veículo, movido a gasolina e equipado com um poderoso motor V8, é uma verdadeira relíquia. Com sua carroceria cinza e 4 portas, o Landau segue em estado imaculado, mantendo todos os acessórios e itens originais de fábrica. Entretanto, ele é uma cápsula do tempo preservada, quase 48 anos depois de sair da linha de montagem da Ford.

Ford Landau 1976 / Foto: Reginaldo de Campinas

Um Ícone de Luxo e Poder

O Ford Landau foi o carro preferido de presidentes, políticos e empresários de sucesso nas décadas de 60, 70 e 80. Como uma versão de luxo do Galaxie, o Landau representou a tentativa da Ford de oferecer um produto acima da média no mercado automotivo brasileiro — e o sucesso foi estrondoso.

Foto: Reginaldo de Campinas

Dessa forma, o Landau se consolidou como um símbolo de prestígio e sofisticação, destacando-se como um ícone de status e qualidade na indústria automotiva brasileira.

Foto: Reginaldo de Campinas

O Ford Galaxie, por sua vez, teve sua produção no Brasil de 16 de janeiro de 1967 a 3 de fevereiro de 1983, totalizando 77.647 unidades. Além disso, este sedã luxuoso, equipado com ar-condicionado e direção hidráulica desde o final da década de 60, também foi eleito o Carro do Ano de 1967 pela revista Mecânica Popular.

Foto: Reginaldo de Campinas

Consequentemente, é amplamente considerado pelos fãs de carros antigos como o veículo mais luxuoso do Brasil. Portanto, o Ford Galaxie não é apenas um marco na história automotiva brasileira, mas também um símbolo de sofisticação e inovação de sua época.

Foto: Reginaldo de Campinas

Especificações

O Ford Landau 1976 é um carro notável por seu desempenho e características técnicas. Ele apesar do peso e enorme tamanho acelera de 0 a 100 km/h em 15,3 segundos e alcança uma velocidade máxima de 161 km/h. Equipado com transmissão automática de 3 marchas e tração traseira, o modelo utiliza um conversor de torque para acoplamento.

Seu motor possui uma cilindrada de 4942 cm³ com 8 cilindros dispostos em V. A aspiração é natural, e o comando de válvulas é feito no bloco com corrente. O curso dos pistões é de 76,2 mm e o diâmetro dos cilindros é de 101,65 mm. O motor está posicionado longitudinalmente na parte dianteira do veículo. Ademais, com um peso/potência de 9,2 kg/cv e peso/torque de 46,2 kg/kgfm, ele gera uma potência máxima de 199 cv a 4600 rpm e um torque máximo de 39,8 kgfm a 2400 rpm. A razão de compressão é de 7,8:1 e o torque específico é de 8,1 kgfm/litro.

Foto: Reginaldo de Campinas

Em termos de dimensões, o Landau tem uma altura de 1412 mm, comprimento de 5413 mm, distância entre-eixos de 3020 mm e largura de 1999 mm. Seu peso é de 1838 kg e o porta-malas oferece uma capacidade de 400 litros. Porém, o tanque de combustível tem capacidade para 107 litros, e o vão livre do solo é de 147 mm.

Os pneus são 215/70 R15 tanto na frente quanto atrás, com uma altura de flanco de 151 mm. A autonomia do Ford Landau é de 642 km em rodovias e 428 km em áreas urbanas. O consumo é de 6 km/l na estrada e 4 km/l na cidade.

Foto: Reginaldo de Campinas

Conclusão

A descoberta deste Ford Landau 1976 em estado original é uma verdadeira joia para os amantes de carros clássicos. Ela não apenas testemunha o design e a engenharia de uma era passada, mas também lembra o poder e o prestígio que esses veículos representavam. Assim, para colecionadores e entusiastas, um exemplar como este é mais do que um carro; é uma peça de história automobilística preservada com carinho e dedicação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile