Ford Maverick LDO V8 1978 em estado de 0km ainda encanta

3
45755

Já imaginou se deparar com um raro Ford Maverick LDO V8 1978 em estado de 0km nos dias atuais? Esta verdadeira joia sobre rodas exibida no artigo, mesmo tendo saído da linha de montagem há exatos 46 anos, resistiu ao tempo e segue em estado impecável foi descoberto pelo caçador de raridades automotivas Reginaldo de Campinas e foi revelado recentemente.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Uma Breve História do Ford Maverick LDO

O Ford Maverick LDO foi uma versão especial do Ford Maverick, produzido entre 1972 e 1979. O nome “LDO” significa “Luxury Decor Option” (Opção de Decoração de Luxo), indicando que este modelo tinha um foco maior em conforto e estilo. Além disso, em 1977, a versão estreou no Brasil como parte dos esforços da Ford para revitalizar a popularidade do cupê.

Ford Maverick LDO V8 1978 / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford Maverick LDO V8 1978 / Foto: Reginaldo de Campinas

Externamente, o Maverick LDO era distinguido por seus detalhes cromados adicionais, faixas decorativas, rodas de liga leve e outros toques de estilo que o tornavam mais elegante. Assim, no interior, o LDO oferecia um acabamento refinado, com estofamento de alta qualidade, painéis de porta decorativos, carpetes espessos e uma variedade de opções de conveniência, como ar-condicionado e rádio AM/FM.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Detalhes Técnicos e Inovações

A nova versão LDO integrou a segunda fase do modelo, apresentando uma série de melhorias técnicas, como uma relação de diferencial mais longa, freios com duplo circuito hidráulico e tambores traseiros redimensionados, suspensão própria para pneus radiais, molas e amortecedores recalibrados, e um eixo traseiro mais largo. Estas melhorias não só contribuíram para o desempenho do veículo, mas também para o conforto dos passageiros.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Os bancos dianteiros receberam um encosto 10 cm maior, enquanto o acabamento interno do LDO era marcado pela utilização de várias tonalidades de marrom e pelo alto padrão dos materiais e arremates. A decoração externa era igualmente requintada, com detalhes cromados, frisos laterais, revestimento de vinil no teto e rodas cobertas com calotas de aço escovado.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Desempenho e Legado

O Ford Maverick LDO oferecia a opção de motores de quatro cilindros ou o lendário V8 Windsor, proporcionando desempenho e potência excepcionais para a época. Assim, o modelo equipado com o V8 e câmbio automático garantia uma experiência de condução emocionante, com um tempo no 0 a 100 km/h de cerca de 12 segundos com sua eficiente suspensão ajustada.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Apesar de não ter alcançado o mesmo nível de fama que alguns outros modelos da Ford da época, como o Mustang, o Maverick LDO ainda é lembrado como uma opção rara para quem busca um carro compacto, mas com um toque de luxo.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

O tempo não diminuiu o apelo deste clássico automotivo. Este exemplar, cuidadosamente resgatado por Reginaldo de Campinas, é uma evidência vívida do legado duradouro e da admiração contínua que o Ford Maverick LDO V8 1978 desperta nos entusiastas de carros antigos. Além disso, ele claramente demonstra a relevância atemporal deste modelo clássico icônico destacando sua importância histórica.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Ford Maverick LDO 1978 – Ficha Técnica

Motor:

  • Tipo: Longitudinal, V8
  • Deslocamento: 4.950 cm3
  • Comando de Válvulas: No bloco
  • Alimentação: Carburador de corpo duplo
  • Potência: 197 cv (SAE) a 4.600 rpm
  • Torque: 39,5 mkgf a 2.400 rpm

Câmbio:

  • Tipo: Automático de 3 marchas
  • Tração: Traseira

Dimensões:

  • Comprimento: 4580 mm
  • Largura: 1791 mm
  • Altura: 1364 mm
  • Entre-Eixos: 2619 mm
  • Peso: 1.390 kg
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Conclusão

O Ford Maverick LDO V8 1978 em estado de 0km ou não, é mais do que apenas um carro antigo – é uma cápsula do tempo que nos transporta de volta a uma era de elegância e inovação automotiva. Assim, sua descoberta é um lembrete da rica história por trás de cada veículo clássico e da paixão compartilhada por aqueles que os mantêm vivos. Enquanto o mundo automotivo continua a evoluir, é reconfortante saber que tesouros como este Maverick LDO ainda estão por aí, prontos para encantar as gerações presentes e futuras.

3 COMENTÁRIOS

  1. Esse carro foi modificado em pontos da interna, da externa e da mecânica pela “fábrica de sonhos” em Curitiba. Um belo exemplar com alterações de muito bom gosto.

  2. Tive um GT – 302 V8 ano1977,adquirido OKM, o qual me desfIz em 1999 (logo, 20 anos mais tarde), que só me deu alegrias.
    Como tinha algumas deficiências de projeto, fiz algumas alterações tais como a adoção de ignição eletrônica e troca da hélice do radiador por uma de passo variável.
    Um carro maravilhoso.
    Só deixou saudades. Só o vendi por falta de espaço na garagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui