O mercado automotivo brasileiro está prestes a testemunhar uma revolução com a chegada do Toyota Yaris Cross em 2025. Este SUV compacto promete redefinir o segmento dos compactos, especialmente por ser o carro híbrido mais acessível do Brasil.
Posicionamento e Produção
O Toyota Yaris Cross será posicionado abaixo do Corolla Cross, com motor híbrido flex e produção local em Sorocaba (SP). Rafael Chang, presidente da Toyota no Brasil, confirmou que a produção começará em dezembro de 2024. Portanto, espera-se que o novo modelo atraia um público diversificado que busca eficiência e sustentabilidade.
Especificações e Plataforma
Apresentado na Ásia em maio, o Yaris Cross mede 4.310 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.615 mm de altura e tem um entre-eixos de 2.620 mm. Utilizando a plataforma DNGA, uma variante da TNGA desenvolvida pela Daihatsu, o modelo global conta com um motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm para as versões de entrada, e um 1.5 híbrido que combina um motor a combustão de 80 cv e um elétrico de 90 cv.
Sustentabilidade
A escolha pela versão híbrida do SUV é estratégica. “A eletrificação está aumentando, porque não é o futuro, é o presente”, afirmou Chang. Com essa tecnologia, a Toyota visa não apenas inovação, mas também uma real redução de carbono. Portanto, a empresa está alinhada com as tendências globais de sustentabilidade e eficiência energética.
Expectativas para o Mercado Brasileiro
A chegada do Yaris Cross deve impulsionar a participação da Toyota no mercado brasileiro. Com uma participação de 8,68% em carros de passeio e 9,03% incluindo comerciais leves, a marca busca um crescimento sustentável focado na satisfação do cliente e na sustentabilidade.
Tecnologia Híbrida Avançada
O Yaris Cross pode se tornar o primeiro SUV compacto híbrido pleno (HEV) à venda no Brasil. O sistema híbrido é semelhante ao dos Toyota Corolla e Corolla Cross, mas com motores diferentes. O motor a combustão será um 1.5 16V de ciclo Atkinson e flex, com a possibilidade de utilizar etanol, aumentando a potência.
O motor elétrico de 81 cv e 14,4 kgfm está integrado ao câmbio eCVT, com um gerador que recupera energia das desacelerações. A potência total do modelo tailandês é de quase 113 cv, garantindo um desempenho eficiente e econômico.
As versões mais básicas contarão com um motor 1.5 16V sem eletrificação, gerando 106 cv e 14,1 kgfm. Entretanto, com um câmbio automático CVT e peso de 1.150 kg, o Yaris Cross promete uma condução ágil e eficiente.
Design e Equipamentos
O Toyota Yaris Cross possui dimensões adequadas para o segmento dos SUVs compactos, lembrando o RAV4 em seu design. Além disso, com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas e diversas tecnologias de assistência ao motorista, o modelo oferece segurança e conforto.
No interior, destaque para o quadro de instrumentos digital com tela de até 7 polegadas, ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão e uma central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Produção Local e Investimentos
A produção do Yaris Cross será concentrada na fábrica de Sorocaba (SP), que está sendo preparada para receber o modelo. Este projeto faz parte de um investimento de R$ 11 bilhões da Toyota no Brasil até 2030, sendo R$ 1,7 bilhões destinados ao Yaris Cross. Ademais, em 2026, a fábrica de Sorocaba também começará a montar as baterias dos carros híbridos nacionais.
Futuro Promissor
Além do Yaris Cross, está confirmado um segundo modelo com a mesma tecnologia híbrida flex, desenvolvido especialmente para o Brasil. Este novo veículo pode ser uma evolução do Yaris, baseado na plataforma DNGA, ou um derivado do SUV. Portanto, a Toyota está ampliando sua linha de veículos híbridos para atender melhor às demandas do mercado brasileiro.
Conclusão
O Toyota Yaris Cross está pronto para incendiar o segmento de SUVs compactos no Brasil em 2025. Assim, com tecnologia híbrida avançada, produção local e um foco claro na sustentabilidade, a Toyota está posicionada para continuar sua trajetória de sucesso no mercado brasileiro.
Lindo, lindo, lindo…..!!!! Gostaria muito de um dia poder comprar!!!!!!
Vocês acham mesmo aquela Toyota vai posicionar abaixo do Corolla Cross? Vai vir com o preço nas alturas acima de 150.000. Não vai fazer todo sucesso que vocês estão esperando. A Toyota já mostrou várias vezes que prefere vender menos e cobrar mais.
Será somente híbrido, o novo Corolla yaris? Não terá em outras versões?
O modelo de entrada terá motor aspirado.
O modelo híbrido terá motor aspirado e também motor elétrico.
Fizeram um projeto decente ao menos para colocar o escapamento no lugar correto? Ou fizeram igual ao Corolla Cross que é ridículo. Tiraram também o multilink? Hehe e brasileiro acha os carros da Toyota os maiores… Ok parei por aqui
Quando é que chega a Portugal?
Híbrido abaixo dos 500k é bucha. Ambos os motores são fracos. Acabou motor elétrico, resta o a combustão q é mais fraco q o motor da “Lu Patinadora”.
E o preço então!!! Só maluco msm pra comprar.