Nos vibrantes anos 80, a Volkswagen introduziu uma versão revolucionária do seu hatch compacto de entrada, o Gol. Originado em 1987, o Gol GTS não apenas revitalizou as vendas do modelo, mas também se tornou um fenômeno nas estradas nacionais.
Em resposta ao Plano Cruzado e suas restrições de preços, a Volkswagen adotou uma abordagem criativa em 1987. Renomeando e redesenhando sua linha de produtos, a empresa apresentou ao mundo o Gol GTS, uma versão esportiva que não apenas atualizou o estilo, mas também manteve sua mecânica admirável. Este movimento estratégico permitiu à Volkswagen contornar as limitações impostas e apresentar um produto genuinamente novo.
Volkswagen Gol
O Volkswagen Gol tem uma história marcante no Brasil, sendo introduzido no mercado em 1980 como o primeiro carro compacto da Volkswagen no país. Ao longo dos anos, o Gol se consolidou como um dos carros mais populares batendo recordes de vendas a cada ano e conquistando uma posição de destaque no mercado automotivo nacional.
Com diversas atualizações e versões ao longo das décadas, o Gol passou por diferentes fases, desde sua estreia com design quadrado nos anos 80 até as linhas mais modernas nas últimas gerações até sair definitivamente de linha no final do ano passado deixando muitas saudades.
Design Distinto
Diferenciando-se do clássico Gol GT, o Gol GTS incorporou as atualizações visuais da família Gol, com um capô mais baixo, faróis retangulares inclinados e novos detalhes nos para-choques. O design frontal ostentava uma grade retangular, faróis de neblina integrados e filetes vermelhos, enquanto as laterais recebiam uma moldura protetora com toques em vermelho. A traseira do Gol GTS exibia lanternas maiores, aerofólio preto e a indispensável indicação “1.8”, proporcionando uma estética marcante para os entusiastas da época.
Interior Inovador
O interior do Gol GTS, oferecia uma experiência única. Equipado com um painel de instrumentos analógicos amarelos, incluindo conta-giros, voltímetro e manômetro do óleo, o Gol GTS proporcionava informações essenciais de forma clara e estilizada. Bancos Recaro envolventes, alavanca de câmbio curta e o característico volante de “quatro bolas” contribuíam para a atmosfera esportiva do cockpit.
Volkswagen Gol GTS (Desempenho Inigualável)
O Gol GTS era impulsionado pelo motor AP-1800S, uma peça histórica que resistiu ao teste do tempo. Com um propulsor de quatro cilindros e refrigeração a água, o AP-1800S entregava um desempenho notável. Seu design robusto, com comando acionado por correia dentada e carburador de corpo duplo, conferia ao Gol GTS uma potência que ultrapassava as limitações declaradas devido a questões tributárias.
Especificações Técnicas:
Característica | Detalhes |
---|---|
Motor | AP-1800S (4 cilindros, refrigerado a água) |
Deslocamento | 1.781 cm³ |
Potência | 99 cavalos (declarados) |
Torque | 14,9 kgfm a 3.600 rpm |
Velocidade Máxima | 167 km/h |
Aceleração 0-100 km/h | 11 segundos |
Consumo Cidade | 6,4 km/l |
Consumo Estrada | 9,4 km/l |
Evolução Contínua: Em 1990, o Gol GTS adotou o estilo “chinesinho” e continuou a cativar os amantes de carros com suas rodas “orbitais” e inovações na traseira.
Legado e Despedida
O Gol GTS manteve sua presença marcante até 1990, quando enfrentou sua última renovação antes de sair de cena. Adotando a gasolina como combustível e incorporando um catalisador em 1991, o carro evoluiu para atender às demandas.
Linha do Tempo – Volkswagen Gol
- Gol (1980–1994): O Volkswagen Gol foi lançado no Brasil em 1980, marcando a entrada da Volkswagen no segmento de carros compactos. Durante essa primeira geração, o Gol apresentava um design quadrado característico da época e rapidamente ganhou popularidade, foi justamente nessa primeira geração que surgiram as versões esportivas GT, GTS e GTi.
- Gol G2 (1995–1999): A segunda geração do Gol, conhecida como Gol G2, foi introduzida em 1995. Nessa fase, o modelo recebeu atualizações no design, incorporando linhas mais arredondadas e modernas.
- Gol G3 (1999–2005): O Gol G3 trouxe mais mudanças estilísticas em 1999, com destaque para a dianteira mais pronunciada. Tecnologicamente, houve avanços, incluindo a introdução do motor 16V. Essa geração consolidou ainda mais a posição do Gol como um dos carros mais vendidos do Brasil.
- Gol G4 (2005–2014): A quarta geração do Gol, conhecida como Gol G4, manteve a popularidade do modelo. Com alterações no design e melhorias mecânicas, essa fase do Gol apresentou uma opção mais acessível para os consumidores, mantendo a simplicidade e eficiência.
- Gol G5 (2008–2012): Em 2008, o Gol passou por uma renovação significativa com a introdução da quinta geração (G5). O design foi modernizado, e o carro recebeu melhorias em termos de segurança e conforto, reforçando ainda mais sua posição no mercado brasileiro.
- Gol G6 (2012–2016): A sexta geração do Gol, conhecida como Gol G6, trouxe mais refinamentos estilísticos e tecnológicos. O modelo continuou a ser uma escolha popular entre os consumidores, destacando-se por sua confiabilidade e desempenho econômico.
- Gol G7 (2016–2022): O Gol G7, lançado em 2016, representou a sétima e última geração do modelo que deixou o mercado brasileiro no final do ano passado.
Conclusão
O Gol GTS, com sua estética única e desempenho memorável, continua a ser uma parte essencial da história automotiva do Brasil. De sua estreia em 1987 até sua despedida em 1994, este icônico hatch esportivo da Volkswagen deixou uma marca indelével, celebrando uma era em que a inovação e a paixão automotiva caminhavam lado a lado.