Imagine descobrir um carro clássico escondido em um celeiro por mais de quatro décadas. Foi exatamente isso que aconteceu com esse Chevrolet Impala Station Wagon de 1967. Alguém guardou o carro em Lisbon, Maine, desde 1983, deixando-o impressionantes 41 anos fora das ruas. Durante esse período, acumulou poeira, mas preservou sua autenticidade. Agora, esse modelo raro surge como uma cápsula do tempo, pronto para ser transformado.
O Charme das Station Wagons
As peruas, conhecidas como grocery-getters, já não são tão comuns nos dias de hoje. Por outro lado, embora a Chevrolet tenha produzido dezenas de milhares de exemplares do Impala station wagon em 1967, a maioria acabou sucumbindo ao tempo, tornando-se verdadeiros “baldes de ferrugem”. Contudo, esse exemplar verde surpreende porque manteve sua estrutura sólida, mesmo após décadas de armazenamento.
Esse carro começou sua vida na ensolarada Flórida. Em 1983, alguém o levou para Lisbon, no estado do Maine, e o escondeu em um celeiro. Embora não saibamos exatamente o motivo do abandono, o Impala permaneceu intacto até 2024.
Uma Sobrevivente Autêntica
Esse Impala prova ser um verdadeiro sobrevivente. Embora não possamos confirmar a originalidade da pintura, a cor, conhecida como Mountain Green, ainda preserva parte de seu brilho. Ademais, o interior também carrega traços de autenticidade, com algumas adaptações: o proprietário substituiu os bancos dianteiros originais por assentos individuais, mas o banco traseiro original, mesmo com marcas de danos causados por roedores, acompanha o carro.
Sob o capô, vemos um motor V8 Turbo Fire de 327 polegadas cúbicas (5,4 litros). Esse motor fazia parte da icônica linha de pequenos blocos da Chevrolet, produzida entre 1962 e 1969, e entregava originalmente 275 cavalos de potência. Embora o motor não funcione atualmente, ele ainda oferece uma base promissora para um projeto de restauração.
Estrutura Sólida e Potencial de Restauração
Mesmo após tanto tempo parado, a estrutura desse Impala impressiona. O vendedor garante que o chassi está sólido, com apenas pequenos furos de ferrugem no assoalho. Além disso, o modelo inclui transmissão automática e ar-condicionado de fábrica, um luxo para a época.
Esse clássico atende perfeitamente quem busca um projeto versátil. É possível restaurá-lo à sua antiga glória, mantê-lo como um survivor com patina, ou até transformá-lo em um rat rod com um motor moderno LS. Nesse sentido, o preço pedido de apenas 5.500 dólares torna-se uma verdadeira barganha, considerando o potencial e a raridade dessa station wagon.
Um Modelo Icônico
Em 1967, a Chevrolet produziu impressionantes 575.600 unidades do Impala, representando 26% de toda a produção da marca naquele ano. Porém, embora o número exato de peruas não seja conhecido, especialistas estimam que 155.100 modelos long-roof tenham sido vendidos, incluindo as linhas Biscayne, Bel Air, Impala e Caprice.
Esse Chevrolet Impala station wagon de 1967 é muito mais do que um carro antigo; ele simboliza uma era de ouro das peruas familiares. Portanto, restaurado ou adaptado para um novo estilo, esse clássico pode se tornar uma verdadeira joia nas mãos certas. E você, pronto para transformar essa relíquia em seu próximo projeto dos sonhos?