O VW Golf é, sem dúvida, um dos modelos mais emblemáticos da história automotiva brasileira. Ao longo dos anos, ele conquistou uma legião de admiradores, especialmente por sua robustez, desempenho e design atemporal. Agora, imagine encontrar, em pleno 2024, um exemplar do Golf ano 2001, em estado praticamente intocado, como se tivesse acabado de sair da concessionária.
A Descoberta de Uma Raridade
Esse achado impressionante foi obra de Reginaldo de Campinas, um dos maiores caçadores de raridades automotivas do Brasil. Conhecido por desenterrar preciosidades esquecidas pelo tempo, Reginaldo trouxe à tona um VW Golf 2001 com apenas 10.500 quilômetros rodados. Dessa forma, essa descoberta reforça sua reputação como um verdadeiro especialista em encontrar veículos únicos e bem preservados.
Essa unidade, com câmbio automático, movida a gasolina, na versão de 4 portas e na clássica cor branca, preserva toda a originalidade de fábrica, como uma verdadeira cápsula do tempo. Assim, fica evidente o valor histórico e emocional dessa descoberta automotiva rara.
O Golf no Brasil
O Volkswagen Golf começou sua jornada em 1974 na Europa, mas foi somente em 1994 que os brasileiros puderam adquirir o modelo oficialmente. Já em 1998, o Golf começou a ser fabricado no Brasil, com a quarta geração se tornando um verdadeiro sucesso entre os consumidores.
Essa geração permaneceu em linha por muitos anos, conquistando uma base fiel de entusiastas e consolidando o Golf como um ícone automotivo no país.
A história do Golf é marcada por várias conquistas, como a produção de um milhão de unidades apenas dois anos após o seu lançamento. E não podemos deixar de mencionar a icônica versão GTI, que também debutou em 1976, e tornou-se um símbolo de performance e esportividade.
Especificações
O desempenho VW Golf 2001 impressiona, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e uma velocidade máxima de 195 km/h. O motor de 1984 cm³, identificado pelo código EA113, é equipado com correia dentada para o acionamento do comando de válvulas, utilizando um sistema de injeção multiponto para a alimentação de combustível. Esse motor aspirado, com quatro cilindros dispostos em linha e instalados transversalmente na dianteira, oferece uma potência máxima de 116 cv a 5200 rpm e um torque máximo de 17,3 kgfm a 2400 rpm.
O sistema de transmissão conta com um câmbio manual de 5 marchas, acoplado a uma embreagem monodisco a seco, e oferece tração dianteira. As dimensões do veículo incluem uma altura de 1459 mm, comprimento de 4149 mm, largura de 1735 mm e uma distância entre-eixos de 2515 mm, resultando em um peso total de 1197 kg. O porta-malas possui uma capacidade de 330 litros, enquanto o tanque de combustível acomoda 55 litros. Pneus com medidas 195/65 R15 equipam tanto a dianteira quanto a traseira do veículo.
Em termos de aerodinâmica, o veículo possui uma área frontal de 2,15 m² e um coeficiente de arrasto de 0,31, proporcionando eficiência no consumo de combustível, com médias de 13,9 km/l em rodovias e 8,5 km/l em áreas urbanas. A autonomia é de 765 km em trajetos rodoviários e 468 km em trajetos urbanos. Portanto, o modelo se destaca por equilibrar performance e economia, ideal para diferentes tipos de trajetos.
A direção conta com assistência hidráulica e um diâmetro de giro de 10,9 metros. Para garantir a segurança, os freios dianteiros utilizam discos ventilados e os traseiros, discos sólidos.
Conclusão
Encontrar um VW Golf 2001 em estado de 0km é como voltar no tempo e reviver uma parte importante da história automotiva. Essa descoberta não é apenas uma raridade, mas também um testemunho do legado duradouro que o Golf deixou no Brasil. Reginaldo de Campinas, mais uma vez, provou seu talento em resgatar preciosidades que continuam a encantar e surpreender os amantes de carros clássicos. Além disso, essa descoberta reafirma a importância de manter viva a história dos carros que marcaram época.