Hilux e Ranger que se cuidem: Ram Dakota chega no início de 2026

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A disputa entre as picapes médias vai ficar ainda mais movimentada, especialmente porque a Ram Dakota 2026 foi apresentada oficialmente. O modelo retorna após mais de vinte anos fora do mercado e, desta vez, usa a mesma plataforma da Fiat Titano. A picape também é produzida em Córdoba, na Argentina, e deve chegar ao Brasil no primeiro semestre do ano que vem.

Ram Dakota 2026 / Foto: Isadora Carvalho/Estadão

A estreia ao público está marcada para o Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi. Enquanto os preços não são anunciados, a marca confirma que o conjunto mecânico será o mesmo da Titano. Ou seja, motor 2.2 turbodiesel de 200 cv, 45 mkgf de torque e câmbio automático de oito marchas.

Dimensões, capacidade e comportamento

Em relação ao tamanho, a picape cresceu um pouco. Agora tem 5,36 metros de comprimento, ficando 3 cm acima da Titano. Por outro lado, ficou mais estreita e um pouco mais baixa, com 1,89 m de largura e 1,82 m de altura. O entre-eixos se mantém em 3,18 metros, portanto sem mudanças nesse ponto.

Ram Dakota 2026 / Foto: Isadora Carvalho/Estadão

A tração é integral com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro, o que deve melhorar o desempenho fora de estrada. Além disso, a Dakota preserva a mesma capacidade da Titano, com 1.200 kg de carga útil e 3.500 kg de reboque. A caçamba, entretanto, perdeu 10 litros e oferece 1.210 litros.

Design com assinatura própria

Mesmo compartilhando estrutura com a Titano, a Dakota segue outro estilo. O visual aposta no conceito Nightfall, que prioriza uma grade frontal mais imponente e faróis full LED. As portas e maçanetas são os únicos itens que aproximam as duas picapes, já que o resto muda bastante.

Interior mais sofisticado

Por dentro, as diferenças ficam ainda mais claras. A cabine adota um acabamento mais refinado e traz duas telas unidas, sendo uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia de 12,3 polegadas. Além disso, a lista de equipamentos é ampla: sensor de chuva, chave presencial, retrovisor eletrocrômico, ar-condicionado digital de duas zonas, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego e seis airbags.

Ram Dakota 2026 / Foto: Isadora Carvalho/Estadão

Versões Laramie e Warlock

A picape chega ao mercado em duas versões e cada uma segue uma proposta própria, o que ajuda a ampliar o público.

  1. Laramie
    Para quem busca algo mais urbano, a Laramie aposta em cromados, barra de LED no capô e rodas de 18 polegadas com pneus 265/60. Assim, a picape ganha uma aparência mais elegante.

  2. Warlock
    Já a Warlock segue um caminho diferente, com visual mais aventureiro. Ela traz rodas de 17 polegadas, pneus mistos 265/65, santantônio funcional e peças escurecidas. Dessa forma, atende quem prefere um apelo off-road.

Os preços das versões ainda não foram divulgados. No entanto, a estratégia é clara: posicionar a Dakota como uma opção mais equipada para enfrentar Hilux, Ranger, S10 e demais rivais tradicionais.

No fim das contas, a nova picape tenta entrar no segmento oferecendo tamanho avantajado, interior mais tecnológico e um estilo próprio. Com produção argentina e base compartilhada com a Titano, a Ram busca mais espaço entre as médias. O anúncio dos preços será decisivo, já que definirá o peso desse retorno em um dos segmentos mais disputados do país.