A Nissan está pronta para balançar o mercado de picapes com a nova geração da Frontier que em alguns mercados é conhecida por Navara. Conhecida por sua robustez e confiabilidade, a Frontier está prestes a passar por uma transformação significativa que promete corrigir as falhas do modelo atual e estabelecer um novo padrão no segmento.
Correção dos Erros do Passado
Um dos pontos mais criticados da atual geração da Frontier é a suspensão traseira com molas helicoidais nas variantes de cabine dupla. Embora essa configuração ofereça uma condução mais confortável sem carga, ela deixa a desejar quando a picape está carregada – uma característica essencial para veículos de trabalho. Francois Bailly, Vice-Presidente Sênior e Diretor de Planejamento da Nissan para a região AMIEO (África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania), reconheceu esse problema e garantiu que a nova Frontier não repetirá esse erro.
“Se você voltar ao lançamento da geração atual em 2014, havia muitas perguntas sobre isso”, comentou Bailly. “Claramente, não repetiremos esse erro.”
Parceria com Mitsubishi Triton
A próxima geração da Frontier será uma gêmea da Mitsubishi Triton, que está prestes a ser lançada. Todas as versões da nova Triton possuem suspensão com molas de lâmina, que é a solução que a Nissan adotará para remediar as críticas ao modelo atual. Isso promete uma maior durabilidade e melhor desempenho quando carregada, algo essencial para as picapes de trabalho. Além disso, os consumidores podem esperar melhorias significativas na estabilidade e conforto do veículo.
Além disso, a nova Frontier trará recursos comuns e esperados nesse segmento, como capacidade de reboque de 3500 kg e carga útil de uma tonelada. Ela também chegará com um sistema de tração nas quatro rodas com opções para engrenagens de alta e baixa – características já presentes na Triton.
Desempenho Competitivo
No coração da nova Frontier estará um motor 2.4 litros biturbo diesel de quatro cilindros, com potência de 150kW/470Nm. Embora não alcance os 150kW/500Nm da Toyota Hilux ou os 154kW/500Nm da Ford Ranger equipada com o motor 2.0 litros biturbo, ainda assim representa um avanço em relação ao motor biturbo de 2.3 litros do modelo atual, que entrega 140kW/450Nm.
“Você tem esse estilo de vida, essas pessoas com dinheiro que podem pagar para aproveitá-lo, e você tem o subsegmento de picapes para estilo de vida crescendo bastante”, disse Bailly em entrevista recente, destacando o foco da Nissan em atender as demandas crescentes do mercado de picapes para estilo de vida.
Potencial de Reintrodução na Europa
Vale lembrar que a Frontier foi retirada do mercado europeu em 2022, após o fechamento da fábrica da Nissan em Barcelona, Espanha. No entanto, a marca está explorando opções de eletrificação para sua nova picape, o que poderia pavimentar o caminho para uma reintrodução na Europa.
Lançamento no Brasil
O lançamento da nova geração da Nissan Frontier no Brasil ainda não tem uma data confirmada. Inicialmente, o modelo será apresentado na Austrália, um dos principais mercados global com forte presença da marca. Posteriormente, a nova picape será lançada no Brasil e outros mercados. Assim, os consumidores brasileiros poderão desfrutar das inovações e melhorias deste modelo.
Conclusão
Com a nova geração da Frontier, a Nissan busca não apenas corrigir os erros do passado, mas também estabelecer um novo padrão no competitivo mercado de picapes. Com melhorias significativas na suspensão, desempenho aprimorado e a promessa de maior durabilidade, a Frontier está pronta para enfrentar rivais de peso como a Toyota Hilux e a Ford Ranger. Resta agora aguardar o lançamento nos próximos 12 meses e ver como essa renovada picape se sairá nas estradas e trilhas ao redor do mundo. Portanto, a Hilux que se cuide – a nova Nissan Frontier chega para impactar.
Mitsubidhi triton.
Forever the best!
Parabéns pela matéria, muito importante pra quem é apaixonado por carros, pick-up e caminhões …