A Volkswagen do Brasil deu mais um passo importante na preservação da sua memória. A marca inaugurou uma nova área anexa à Garagem Volkswagen, localizada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O novo espaço oferece 400 m² dedicados a protótipos, esportivos, conceitos e modelos que nunca chegaram às ruas.

Essa expansão nasceu das vendas do Certificado de Veículos Clássicos, lançado em 2023. A iniciativa mostra que a Volkswagen não apenas valoriza seu passado, como também investe no vínculo emocional com seus admiradores. Por isso, segue como a única montadora do Brasil a manter um acervo de clássicos aberto à visitação.

Visitação gratuita e experiência completa na fábrica Anchieta
O público pode visitar a Garagem por meio do Programa de Visitas Volkswagen, que inclui um tour gratuito pela fábrica. Durante aproximadamente 2h30, os visitantes conhecem a produção de veículos passando por áreas como Estamparia, Armação e Montagem Final. Ao final, o passeio termina na Garagem, onde ficam os modelos históricos.

Para participar, basta fazer o agendamento online. Assim, qualquer pessoa pode viver a experiência de ver de perto o processo industrial e, ao mesmo tempo, se conectar com momentos marcantes da indústria automotiva brasileira.

Carros raros com grandes histórias
A nova ala da Garagem reúne 13 modelos com histórias ricas. Ou seja, cada um deles carrega detalhes únicos, que ajudaram a construir a trajetória da Volkswagen no Brasil e no mundo. Veja alguns exemplos:
-
Brasília 1974: Depois de passar uma década na Alemanha, o carro voltou ao Brasil com apenas 46 mil km rodados. O modelo, na clássica cor Vermelho Rubi, ainda traz o interior monocromático caramelo e já recebeu seu Certificado de Veículo Clássico.
-
Golf GTI Competição 1999: Criado por engenheiros da planta Anchieta, o modelo nasceu para homenagear a Ala 17, onde foi desenvolvido. Ele conta com motor 1.8 turbo, gaiola de proteção, pintura especial e ajustes de suspensão feitos sob medida.
-
Gol Endurance 2002: A Volkswagen criou esse modelo com o objetivo de bater um recorde de longa duração. Em janeiro de 2003, o carro percorreu 25 mil km ininterruptos em Interlagos, rodando 24 horas por dia durante nove dias.

-
Kombi Série Prata 2005: Para marcar a despedida do motor boxer a ar, a montadora lançou uma edição especial com apenas 200 unidades. A versão exposta jamais foi emplacada e traz detalhes como pintura metálica exclusiva e bancos com acabamento diferenciado.
-
Kombi 50 anos 2007: Lançada em comemoração ao cinquentenário da Kombi no Brasil, a edição limitada contou com apenas 50 exemplares numerados. O modelo da Garagem, no entanto, é ainda mais raro: um pré-série com numeração 00/50.
-
Saveiro Rocket 2010: A Volkswagen criou essa picape-conceito para o Salão do Automóvel com base em pesquisas sobre personalização. O visual agressivo e o motor 1.4 TSI com câmbio manual de seis marchas tornaram a Rocket um destaque da mostra.
Polo comemora 50 anos com coleção completa
Além das novidades no acervo, a Garagem presta homenagem ao Volkswagen Polo, que completa 50 anos em 2025. Lançado na Europa em 1975, o hatch conquistou fãs no mundo todo. No Brasil, a história começou com o Polo Classic em 1997. No entanto, a virada aconteceu em 2002, quando a Volkswagen iniciou a produção nacional do modelo na planta da Anchieta.

Desse modo, com o passar dos anos, o Polo se tornou sinônimo de tecnologia, segurança e design. Ele também foi o primeiro carro de muitos brasileiros. Em 2025, o hatch lidera o ranking de veículos de passeio mais vendidos do País, com mais de 70 mil unidades emplacadas no ano.
Garagem VW
Portanto, ao ampliar a Garagem Volkswagen, a marca reafirma seu respeito pela própria história e, ao mesmo tempo, convida o público a fazer parte dela. O novo espaço permite que as pessoas se conectem com veículos que marcaram época, entendam a evolução tecnológica da indústria e reconheçam o papel da Volkswagen na mobilidade nacional.

Sendo assim, para quem aprecia carros, cultura e boas histórias, o tour pela fábrica Anchieta é uma oportunidade imperdível. Afinal, preservar o passado é uma forma de construir um futuro com mais identidade, respeito e emoção sobre rodas.