Lobo em pele de Cordeiro: Toyota GR Corolla sobe de patamar

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Já olhou para o seu irmão e percebeu como duas pessoas nascidas dos mesmos pais podem ser completamente diferentes? Essa é a sensação que muita gente tem quando vê o Toyota GR Corolla perto do sedã tradicional. Apesar de carregar o mesmo nome, a versão esportiva segue em outra direção: deixa a racionalidade de lado e abraça a diversão sem medo.

Foto: Toyota

Diferentes desde o berço

O hatch japonês chega ao Brasil em duas versões, Core (R$ 416.990) e Circuit (R$ 461.990). Ele sai de Motomachi, no Japão, de uma linha de montagem quase artesanal. Nesse processo, cada unidade recebe 349 pontos extras de solda e 2,7 metros adicionais de adesivos estruturais para reforçar a rigidez.

Além disso, o design não é só para impressionar. Cada detalhe tem função prática, seja na aerodinâmica, seja no resfriamento. As rodas forjadas de 18 polegadas da BBS ficam mais leves e resistentes, enquanto o teto da versão Circuit usa fibra de carbono real.

Interior sóbrio

Apesar da proposta radical, o interior surpreende pela sobriedade. A cabine preta quase monocromática passa uma sensação simples, e a multimídia de sete polegadas parece limitada. O espaço interno também fica abaixo do esperado: o banco traseiro é apertado e o porta-malas praticamente inexiste, já que o estepe ocupa boa parte do espaço.

Por outro lado, há pontos positivos. Os bancos esportivos em couro e camurça oferecem firmeza nas curvas, e o painel digital configurável cria clima de cockpit de corrida.

Equipamentos e segurança

O GR Corolla não se destaca pelo luxo, mas garante os itens essenciais. Ele traz ar-condicionado de duas zonas, head-up display, chave presencial, carregador por indução e câmera de ré.

Além disso, o pacote de segurança é completo, com sete airbags e o Toyota Safety Sense 3.0, que inclui frenagem autônoma, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado.

Mecânica feita para acelerar

O coração do GR Corolla é um 1.6 turbo de três cilindros que entrega 304 cv e 37,7 kgf.m de torque. Ele trabalha com um câmbio manual de seis marchas e tração integral. Com esse conjunto, o hot hatch acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e alcança 229 km/h de máxima.

Nesse sentido, o desempenho pode não ser o mais rápido do mundo, mas garante uma experiência visceral, com ronco encorpado e assovio de turbo a cada acelerada. O sistema iMT facilita reduções com punta tacco automático, enquanto a tração ajustável joga até 70% da força para o eixo traseiro.

Como é dirigir

Na cidade, o carro sofre com suspensão firme, embreagem pesada e respostas imediatas. Isso o torna cansativo para uso diário. No entanto, basta encarar uma estrada sinuosa ou um autódromo para o GR Corolla mostrar a que veio. Ele entrega diversão sem pensar em conforto ou praticidade.

Além disso, o ronco do motor em altas rotações e o assovio do turbo criam uma experiência única. Tanto que muitos motoristas preferem rodar sem som para curtir essa “sinfonia” de 304 cv.

O Toyota GR Corolla não é um carro lógico. Ele não nasceu para ser prático, confortável ou espaçoso. Pelo contrário, foi criado para entusiastas que querem emoção pura ao volante.

Vale a pena comprar? Depende. Se a ideia é ter um carro para o dia a dia, ele pode decepcionar. Mas se o objetivo é contar com um brinquedo sério para acelerar, esse hatch esportivo cumpre o que promete.

Por fim, o GR Corolla se mostra aquele irmão rebelde, que não tenta agradar todo mundo. E justamente isso é o que o torna tão especial.