Melhor que Kicks Play? Nissan Kait tem bom visual e confiabilidade

A Nissan inicia uma etapa importante no país com o Kait, que chega como evolução direta do antigo Kicks. Embora use a mesma base, o modelo entrega um conjunto bem mais moderno. Além disso, traz visual renovado, interior atualizado, equipamentos melhores e novos recursos de segurança ativa. Com isso, passa a disputar o concorrido segmento de SUVs de entrada em condições mais equilibradas, enfrentando Volkswagen Tera, Renault Kardian, Fiat Pulse, Honda WR-V e, futuramente, o Chevrolet Sonic.

Nissan Kait / Foto: André Deliberato

Design mais atual e presença reforçada

Logo de cara, dá para notar como o desenho evoluiu. A dianteira mudou bastante e ficou mais alinhada ao X-Trail, já que combina capô rebaixado no centro, grade redesenhada e faróis novos. Além disso, o para-choque dianteiro reforça o aspecto robusto do conjunto. Para completar, as versões superiores exibem rodas diamantadas exclusivas que deixam o SUV ainda mais atraente.

Na traseira, apesar das alterações serem menores, também houve avanços. O modelo adota lanternas de LED, para-choque redesenhado e a placa agora fica mais abaixo. Como resultado, o conjunto fica mais limpo e moderno. O porta-malas, por sua vez, continua sendo um dos maiores do segmento, já que oferece 432 litros.

Dimensões mantidas

Mesmo com as mudanças externas, as proporções praticamente não foram alteradas. O SUV mede 4,30 metros de comprimento, tem entre-eixos de 2,62 metros, largura de 1,76 metro e altura de 1,61 metro. Assim, mantém o equilíbrio entre espaço interno e facilidade de uso urbano.

Desempenho conhecido

No desempenho, porém, não há novidades. O SUV segue com o motor 1.6 aspirado, que desenvolve 113 cv com etanol e 110 cv com gasolina. Além disso, entrega torque de 15,2 kgfm (E) e 14,9 kgfm (G). O câmbio continua sendo o automático CVT, que simula seis marchas e oferece modo Sport.

Como o peso também permanece igual — são 1.157 kg — o desempenho não mudou. Portanto, a aceleração de 0 a 100 km/h segue na casa dos 11,8 segundos. Ainda assim, houve ajustes no eixo traseiro, que recebeu novos amortecedores e molas. Mesmo assim, a avaliação dinâmica só acontece em janeiro.

Interior mais equipado e atual

O interior aparece como quarto ponto forte e traz mudanças mais discretas. Ainda assim, a cabine parece mais moderna, especialmente porque inclui tela multimídia de nove polegadas, conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e carregador por indução. Esse último recurso, no entanto, só surge a partir da versão Advance Plus.

Segurança como destaque

Se por um lado o motor não mudou, por outro a segurança avançou bastante. O Kait oferece seis airbags, cintos traseiros com pré-tensionadores e limitadores de carga e uma lista generosa de assistências. O radar frontal tem alcance de 150 metros e permite o funcionamento de recursos como monitoramento de ponto cego, alerta de risco de colisão e detecção de pedestres e motos. No total, são 17 assistências, embora a detecção de bicicletas ainda não esteja presente.

Preços

A linha começa em R$ 117.990, mantendo o valor da configuração inicial. Por outro lado, a versão topo de linha chega agora a R$ 152.990.

Com mais tecnologia, visual atualizado e foco maior em segurança, o Kait marca o início de uma fase mais competitiva da Nissan no Brasil. Mesmo mantendo o conjunto mecânico conhecido, o SUV evoluiu em pontos estratégicos e, portanto, passa a encarar seus rivais de forma mais equilibrada. Para quem busca um modelo moderno e bem equipado entre os SUVs de entrada, a novidade da marca surge como uma opção que vale acompanhar de perto.

Sair da versão mobile