A RAM decidiu mudar de rumo no mercado de picapes ao cancelar oficialmente o lançamento da RAM 1500 elétrica (REV). Essa escolha faz parte de uma nova diretriz do grupo Stellantis e ocorre em meio à queda nas vendas de veículos totalmente elétricos nos Estados Unidos.

O cenário dos elétricos nos EUA
Quando foi apresentada no começo de 2023, a expectativa era que a 1500 REV chegasse já no ano passado. No entanto, o mercado mostrou outro ritmo. A Ford F-150 Lightning, que parecia ser a grande aposta, não empolgou em vendas. Enquanto isso, a Chevrolet Silverado EV segue restrita a versões profissionais. Já a Tesla Cybertruck também ficou aquém do esperado, até para Elon Musk.
O projeto da RAM 1500 REV
O modelo elétrico da RAM trazia uma proposta ousada. Ele teria dois motores entregando 654 cv e 84 kgfm de torque, além de duas opções de bateria — 168 kWh e 229 kWh. Assim, a autonomia poderia chegar a 805 km com apenas uma carga, dependendo da configuração escolhida.
A alternativa Ramcharger
Em vez da versão 100% elétrica, a marca decidiu apostar no projeto da RAM 1500 Ramcharger, que apresenta uma solução diferente. O modelo usa um motor a combustão como gerador para os propulsores elétricos. Dessa forma, o conjunto entrega 656 cv e 82 kgfm de torque, com autonomia de até 1.100 km, já que o tanque de gasolina alimenta o sistema.

A volta do V8 Hemi
Além dessa estratégia, a RAM também trouxe de volta o tradicional motor V8 Hemi para a linha 1500. A decisão veio após uma queda de cerca de 20% nas vendas quando a picape passou a ser equipada apenas com o motor 1500 Hurricane 6.
O que esperar da marca
Com essas mudanças, a RAM mostra que prefere observar melhor o comportamento do mercado antes de apostar de vez nos elétricos. Por outro lado, ela mantém a tradição e oferece alternativas que unem inovação e motores já consagrados.