Nasce uma Gigante: BYD assume 2º lugar no varejo de carros no Brasil

253

A BYD acaba de conquistar um feito histórico no mercado automotivo brasileiro. Em abril de 2025, a marca chinesa assumiu a vice-liderança nas vendas de carros no varejo, ficando atrás apenas da Volkswagen. Os dados foram divulgados pela Fenabrave e levam em conta apenas as vendas diretas ao consumidor final — sem considerar locadoras ou frotistas.

Com 8.485 unidades emplacadas no mês (sendo 8.345 automóveis e 140 comerciais leves), a BYD deixou para trás nomes tradicionais como Fiat, Toyota e GM, e ficou em segundo lugar nas vendas de carros de passeio diretamente ao público.

Os números do varejo em abril

A participação da BYD no varejo de automóveis em abril chegou a 9,81%, colocando-a à frente de marcas que historicamente lideram o mercado. Veja como ficou o ranking das 10 marcas com maior participação:

Top 10 – Vendas no varejo de automóveis (abril/2025):

  1. Volkswagen – 14,80%

  2. BYD – 9,81%

  3. Fiat – 9,77%

  4. Toyota – 9,72%

  5. GM – 9,22%

  6. Hyundai – 9,23%

  7. Honda – 8,13%

  8. Jeep – 5,49%

  9. CAOA Chery – 5,42%

  10. Outros – 18,01%

O sucesso da marca foi puxado principalmente pela família BYD Song, com 3.140 unidades vendidas. Logo atrás, aparecem o compacto Dolphin Mini (2.175), o sedã BYD King (1.599) e o hatch Dolphin (973).

Crescimento também no acumulado do ano

O bom desempenho da BYD não foi pontual. De janeiro a abril de 2025, a montadora emplacou 30.157 veículos, considerando automóveis e comerciais leves, o que lhe garantiu a 9ª posição no ranking geral. Quando se considera apenas os automóveis, a BYD sobe para a 8ª colocação, com 29.723 unidades.

Já nas vendas de varejo acumuladas do primeiro quadrimestre, a marca ficou em 6º lugar, com 7,69% de participação. A liderança continua com Fiat, Volkswagen e GM, mas a BYD segue ganhando espaço mês a mês.

Top 10 – Vendas no varejo acumuladas (jan-abr/2025):

  1. Fiat – 14,66%

  2. Volkswagen – 13,08%

  3. GM – 10,90%

  4. Toyota – 9,77%

  5. Hyundai – 8,83%

  6. BYD – 7,69%

  7. Honda – 7,08%

  8. Jeep – 4,64%

  9. CAOA Chery – 4,34%

  10. Outros – 19,01%

Estratégia agressiva e expansão da rede

Parte desse crescimento vem da ampliação da rede de concessionárias, que hoje conta com 165 lojas. A expectativa da marca é fechar 2025 com 272 pontos de venda espalhados pelo Brasil, aumentando o alcance especialmente em regiões metropolitanas e capitais.

Outro ponto de destaque é que a BYD vende exclusivamente veículos eletrificados — híbridos ou 100% elétricos. Mesmo em um país onde os carros a combustão ainda dominam, a marca tem conseguido atrair o consumidor com preços competitivos, tecnologia e variedade de modelos.

Um futuro ainda mais ambicioso

O próximo grande passo da BYD no Brasil será a instalação da fábrica em Camaçari (BA). A planta deve ser fundamental para baratear os custos e contornar as novas taxas de importação, que impactam diretamente os modelos trazidos da China.

Com a produção nacional, a expectativa é que a BYD ganhe ainda mais força, ampliando a oferta de veículos eletrificados e consolidando sua posição como uma das principais montadoras do país.